Cidades

NO: Projeto Afin orienta pais e filhos em escolas

Iniciativa é feita em parceria com Secretaria de Educação

Publicado em 2018-06-14 14:00:01 Atualizado em 2018-06-14 14:00:01 (158 visualizações)

O projeto Afin (Afeto na Infância), idealizado pela juíza Michelli Vieira do Lago Ruesta Changman, da 2ª Vara Judicial da Infância e Juventude de Nova Odessa, continua a ser desenvolvido nas escolas municipais. Na noite de segunda-feira (11), houve duas palestras a gestantes e pais de crianças e adolescentes na Emefei (Escola Municipal de Ensino Fundamental e Educação Infantil) Simão Welsh. A Secretaria Municipal de Educação tem dado apoio a iniciativas dentro das unidades.

Trata-se de uma obra social que disponibiliza textos, vídeos, palestras e painéis ilustrados digitais com conteúdo relacionado à saúde emocional de crianças e adolescentes, com foco na 'primeira infância'. Traz dicas de práticas baseadas em estudos científicos das áreas de Medicina, Psicologia e Pedagogia, sobre como pais e cuidadores podem agir para melhor educar o emocional das crianças.

Os 70 pais que se inscreveram para participar do evento foram recepcionados com uma apresentação musical do voluntário Cícero Edno. A palestra "O que meu filho quer de mim?" foi ministrada pela juíza de Direito e teve como público-alvo pais de adolescentes. Já a temática "Tenho cuidado da saúde emocional do meu filho?", abordada pela palestrante Juliana Costa, teve como foco gestantes e pais de crianças.

Após as palestras, os participantes foram recebidos com um café especial no pátio da escola no Jardim Santa Rita 2. "Abordamos a relação de afeto entre pais e filhos e a saúde emocional. Sobre como desenvolver uma relação de confiança com os filhos e evitar problemas no futuro", resume a voluntária Juliana Costa. Dirigente da Emefei, Bárbara Chacur Rodrigues também auxiliou na organização do evento.

Parceria – O cronograma das ações nas escolas é combinado com a Secretaria de Educação. "O afeto na infância é de extrema importância, tanto para as crianças como os pais", destaca a secretária municipal de Educação, Claudicir Brazilino Picolo. "Trabalhando esses conceitos nas escolas, ajudamos as crianças a serem adultos mais solidários e felizes, com menos dificuldades emocionais", ressalta.

O projeto Afin também continua também a levar a ação social "Criança Tem Voz" para mais de 1.300 crianças, de 12 escolas municipais novaodessenses. A iniciativa traz conversas e distribuição de materiais contendo a mensagem sobre o afeto familiar às crianças de 3° a 5° anos do Ensino Fundamental. E o espaço localizado dentro do Fórum costuma trazer ainda encontros com gestantes.

A exposição presencial de materiais já percorreu o Paço Municipal, a Câmara de Vereadores e o Clube da Melhor Idade, com espaço permanente no CEJUSC (Centro Judiciário de Conflitos e Cidadania), dentro do Fórum. O Cras (Centro de Referência de Assistência Social), do Jardim das Palmeiras, já trabalhou os conceitos do projeto com os grupos atendidos, entre mães, crianças e adolescentes.

No ano passado, o projeto foi o vencedor do concurso estadual de boas práticas promovido pelo TJ-SP (Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo), o Instituto Alana e a Fundação Maria Cecília Souto Vidigal. Foram selecionadas cinco experiências do tipo e representantes do Projeto Afin puderam participar do 'Simpósio Internacional Para o Desenvolvimento da Primeira Infância', em Fortaleza/CE.
Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

PUBLICIDADE


Cidades

SB participa da Semana Nacional do Trânsito


Pref. inaugura Praça Sustentável do Dall’Orto


NO ganha Estatuto em Defesa dos Animais


Roubou carro, perdeu a arma e foi preso


SB participa do Prêmio MPT na Escola 2018



© 2009-2018. Portal Novo Momento de Notícias. website: pratza