Cidades

Banda Municipal emociona alunos da Tempo de Viver

Trabalho pedagógico para os alunos

Publicado em 2018-09-14 08:57:02 Atualizado em 2018-09-14 08:57:02 (344 visualizações)

Os alunos da Escola Municipal de Educação do Autista "Tempo de Viver", da Secretaria de Educação de Americana, se emocionaram na manhã desta quinta-feira (13) com o contato que tiveram com as músicas apresentadas pela Banda Municipal "Monsenhor Nazareno Maggi". É o projeto da Secretaria de Cultura e Turismo, "Concerto Didático", dirigido pelo regente Jair Santos.

Segundo a coordenadora da Tempo de Viver, Terezinha Monteoliva, os alunos da escola gostam de música. "Por meio do contato com a música eles conseguem relacionar emoções e sentimentos, facilitando assim a comunicação, algo tão difícil", afirmou. A música, na opinião dela, é uma forma de expressão para os alunos. "Em muitos casos, as melodias são agentes calmantes, a marcação dos ritmos, das melodias e mudanças de timbre prendem a atenção dos alunos acalmando-os. A música também é um fator importante para a socialização dos autistas, pois através da música acontece a interação entre profissionais e alunos", afirmou.

O objetivo do Concerto Didático é que o público, no caso, os alunos, possam ser apresentados a cada instrumento que compõe a Banda. "Estamos fazendo estes concertos em vários lugares. Sabemos que a música mexe com as pessoas e vejo que os olhares dos alunos estão brilhando. Bacana ver esta emoção deles", disse o secretário de Cultura, Fernando Giuliani, presente no concerto. "Vamos organizar a ida dos alunos ao Teatro Municipal. Para eles vai ser muito importante vivenciar a música neste espaço diferenciado", afirmou Juçara Noveli, secretária de Educação..
 
O regente da Banda disse que um dos principais objetivos do projeto é que os alunos possam interagir e perceber o som dos instrumentos. "Nota-se que eles têm uma ótima sensibilidade para a música. Eles ouvem sons de instrumentos que já conhecem, mas, talvez, não sabiam qual instrumento. Para nós é uma experiência de vida este concerto na escola", finalizou Santos.
 
"A proposta foi oferecer um trabalho pedagógico para os alunos. Esta é uma das atividades que pretendemos desenvolver na Secretaria de Educação, por meio do Serviço Social Educacional.  Além disso, nossa intenção é buscar parcerias junto a outras secretarias para desenvolver ações que atendam as demandas   sociais e pedagógicas dos nossos alunos, especialmente aqueles que se encontram em alto nível de vulnerabilidade social", afirmou a Assistente Social da Secretaria de Educação, Simone Brodoloni.

O subsecretário de Cultura, Valterci Hulquinho, que já trabalhou na Tempo de Viver, estava feliz e o tempo todo se comunicava com os alunos. "A arte tem a função de sensibilizar e é o que nos dá a condição humana. A música trabalha a subjetividade. Por isso a importância dessa apresentação para os alunos. A música remete a memórias as vezes distante", finalizou.

A Banda apresentou música populares e músicas internacionais. No repertório "trilha sonora do filme Pantera Cor de Rosa", "Turma do Balão Mágico", "Tema do filme Mágico de Oz", "Roberto Carlos" e sambas clássicos como os de Adoniram Barbosa.
Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

PUBLICIDADE


Cidades

SB participa da Semana Nacional do Trânsito


Pref. inaugura Praça Sustentável do Dall’Orto


NO ganha Estatuto em Defesa dos Animais


Roubou carro, perdeu a arma e foi preso


SB participa do Prêmio MPT na Escola 2018



© 2009-2018. Portal Novo Momento de Notícias. website: pratza