Economia

Placa de carro muda já este ano

Veja como fazer

Publicado em 2018-03-09 09:24:18 Atualizado em 2018-03-09 09:24:18 (831 visualizações)

Depois de uma série de adiamentos, parece que agora vai. Parece. O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) publicou no Diário Oficial desta quinta-feira (8) a resolução que determina que os veículos brasileiros tenham placas no padrão Mercosul a partir de 1º de setembro. Isso significa que as placas terão novo visual, outro esquema de identificação, QR Code e até chip.

Padrão Mercosul
O tal padrão Mercosul significa que o mesmo tipo de placa será adotado por outros países que fazem parte do bloco. Argentina e Uruguai, por exemplo, já emplacam carros seguindo o novo modelo que, pelo menos em parte, lembra o estilo das placas de países da União Europeia.

Atualmente, o Brasil segue um padrão de identificação composto por três letras, quatro números, sigla do estado e nome da cidade. No novo padrão não será assim: as placas terão quatro letras e três números que não seguirão uma ordem fixa. A exceção é o último caractere, que deverá ser um número para não atrapalhar esquemas de rodízio municipal.

Na parte superior da placa, em um fundo azul, aparecerá o nome Brasil e a bandeira do país. O estado será identificado com uma bandeira posicionada à direita das letras e números, com o brasão do município aparecendo logo abaixo.

O fundo da placa será predominantemente branco. O que deve variar é a cor da moldura e dos caracteres: preto para carros particulares, vermelho para veículos comerciais e assim por diante. As dimensões das placas não deverão mudar, ou seja, continuarão tendo 40×13 cm. As placas das motos, que também seguirão o novo padrão, terão 20×17 cm.

Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

PUBLICIDADE


Economia

Veja 85 vagas de trabalho


Veja 30 vagas de emprego


Vallourec seleciona startups para parceria


Veja quem ganhou prêmios da Acia


Turma do milho, soja e algodão detona Greenpeace



© 2009-2018. Portal Novo Momento de Notícias. website: pratza