Saúde

H Samaritano Campinas faz cirurgia inédita intrauterina

Alta tecnologia

Publicado em 2018-05-09 22:39:47 Atualizado em 2018-05-09 22:39:47 (195 visualizações)

O Hospital Samaritano de Campinas realizou uma cirurgia intrauterina inédita na rede particular da cidade. Trata-se de um procedimento para a correção da mielomeningocele, que é uma falha no fechamento do tubo neural que compromete a medula. A paciente de 33 anos e grávida de 25 semanas passou pela cirurgia para minimizar os riscos de hidrocefalia no feto resultante de uma má formação. Segundo a paciente, o feto também tem Síndrome Arnold Chiari, uma malformação do crânio que acontece na altura da junção entre o pescoço e a cabeça.

“Por meio de uma fetoscopia, quando são utilizados pontos com materiais específicos para o fechamento da abertura no tubo neural, tentamos realizar a cirurgia”, informou o médico responsável pelo procedimento Maurício Saito, membro titular da Academia Brasileira de Ultrassonografia e dirigente de Medicina Fetal de várias instituições, que veio de São Paulo junto com sua equipe de profissionais.

Mas, infelizmente, “não foi possível resolver o problema do feto por dificuldade técnica”, informou o médico ginecologista e obstetra, Mauro Villa Real, do PHS Samaritano Saúde e diretor clínico do Hospital Samaritano de Hortolândia. “Mesmo assim, encaramos a técnica como inovadora na unidade que conta com uma expertise para poucos”, acrescentou.
Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

PUBLICIDADE


Saúde

Com que frequência devo ir ao médico?


Caminhão: Médico apoia greve, mas faz ressalvas


Crise afeta transporte de doentes


Saúde faz 'mutirão' de Oftalmologia neste sábado


Mitos e verdades das alergias respiratórias



© 2009-2018. Portal Novo Momento de Notícias. website: pratza