Tecnologia

OMA te convida para observar Marte

Planeta vermelho

Publicado em 2018-07-12 20:55:24 Atualizado em 2018-07-12 20:55:24 (287 visualizações)

Neste mês, o planeta Marte está novamente acessível aos olhares do planeta Terra, e o OMA (Observatório Municipal de Americana), órgão da Sectur (Secretaria de Cultura e Turismo), está promovendo observações. Desde o dia 06 de julho Marte está visível a leste, a olho nu, como uma destacada “estrela” de cor avermelhada, mas apenas aos telescópios é que suas características mais marcantes poderão ser observadas.

Com exceção da Terra, Marte é o planeta mais bem estudado e cartografado graças às várias sondas lançadas pelas agências espaciais americana e européia.
 
No próximo dia 27, Marte estará em oposição, isto é, alinhado com a Terra e o Sol e a 57.900.000 km, projetado sobre a constelação do Capricórnio e ostentando uma magnitude de -2,8 (quanto menor a magnitude, maior o brilho), sendo na ocasião mais brilhante que o planeta Júpiter, que também se encontra em evidência. Somente quatro dias depois, no dia 31, o planeta estará em sua maior aproximação com a Terra, a exatos 57.750.000 km, algo que só se repetirá em 15 de setembro de 2035.

De acordo com o astrônomo do OMA, Carlos Andrade, julho será um mês com notáveis atrações no céu. Na segunda quinzena, quatro planetas discerníveis a olho nu (Vênus, Marte, Júpiter e Saturno) serão vistos simultaneamente ao anoitecer e no dia 27, coincidindo com a oposição de Marte, estará ocorrendo um eclipse total da Lua com algumas etapas visíveis no Brasil.
 
As observações no OMA ocorrem toda sexta-feira, a partir das 19 horas. Caso as condições climáticas não estejam favoráveis, as sessões são canceladas.
 

Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

PUBLICIDADE


Tecnologia

Startup lança serviço de atendimento médico remoto


Futuro 4.0: como China e outros planejam automação


Apple lança 70 novos emojis


KANBAN – como utilizar para gerenciar diversos projetos


Tecnologia e a Comida do Futuro



© 2009-2018. Portal Novo Momento de Notícias. website: pratza