A partir de 1º de julho, 7,9 milhões de clientes das distribuidoras da CPFL Energia nos Estados de São Paulo e Rio Grande do Sul receberão um novo modelo de conta de energia elétrica. A mudança tem por objetivo facilitar o entendimento, pelos consumidores, de todos os custos que são arcados com o pagamento na fatura. A nova conta será enviada pelas distribuidoras CPFL Paulista (SP), CPFL Piratininga (SP), CPFL Santa Cruz (SP/PR), CPFL Jaguari (SP), CPFL Mococa (SP/MG), CPFL Leste Paulista (SP), CPFL Sul Paulista (SP) e RGE (RS).
A fatura de energia elétrica é composta por uma série de itens. Por meio dela, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) estabelece a cobrança dos custos da geração de energia (representada, na conta, pela tarifa de energia ??? TE) e do seu transporte e distribuição até os consumidores (representadas pela tarifa de uso do sistema de distribuição ??? TUSD). Além disso, por meio da conta, encargos setoriais e tributos são arrecadados pelas distribuidoras e repassados aos governos municipal, estadual e federal.
Para facilitar o entendimento sobre todos os custos que compõem a conta de energia elétrica, sobretudo os tributos e encargos pagos na fatura, a Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo solicitou que as distribuidoras locais detalhassem os itens que compõem o valor total da conta. Voluntariamente, o Grupo CPFL optou por levar a iniciativa ao Rio Grande do Sul, primeiramente para a RGE, com planos de estender para a RGE Sul após a conclusão da integração dos sistemas comerciais.
“Embora seja uma determinação do Estado de São Paulo, a CPFL alinhou com as Secretarias da Fazenda de Rio Grande do Sul, Minas Gerais e Paraná a padronização desse novo modelo nas distribuidoras que atuam nestes Estados”, ressalta a gerente de Receita de Fornecimento da CPFL Energia, Maria Teresa Giovanetti. A mudança vale para clientes residenciais, comerciais, industriais e rurais e demais classes de consumo.