O prefeito de Nova Odessa, Bill, recebeu nesta quarta-feira em seu gabinete a visita do gerente de operações da empresa Mekorot, Alon Lev, responsável pela área da Galileia e considerada a principal companhia de saneamento em Israel. Durante o encontro Bill, que é presidente do Consórcio Intermunicipal das Bacias dos Rio Piracicaba, Capivari e Jundiaí (PCJ) e do Consimares (Consórcio Intermunicipal de Manejo de Resíduos Sólidos), foi convidado para participar da Watec Israel, uma conferência internacional sobre tecnologias da água que acontece em setembro e que reunirá líderes de indústrias e gestores públicos de todo o mundo.
Durante o encontro, eles conversaram sobre investimentos em recursos hídricos e os diferentes valores conferidos à água nos países, com as tecnologias empregadas. O prefeito destacou algumas das ações de sustentabilidade hídrica desenvolvidas na cidade e também o trabalho realizado frente aos consórcios e agradeceu o convite para integrar a delegação brasileira que participará da Watec Israel. “Fico orgulhoso em poder levar o nome de nossa cidade e representar o País com as ações desenvolvidas no Consórcio PCJ e no Consimares”, afirmou.
Bill ressaltou que a cidade superou a crise hídrica graças a um audacioso projeto de desassoreamento, que aumentou a capacidade de reserva das represas. Ele lembrou ainda que o Município conta com um projeto modelo de recuperação de nascentes e que também tem investido na troca de tubulações para redução do índice de perda de água tratada na cidade. “Em Nova Odessa temos ótimos exemplos de sustentabilidade e cuidados com o meio ambiente”, disse.
O gerente israelense explicou ao prefeito que os principais focos dos recursos hídricos em Israel são o combate às perdas, a dessalinização e o reuso. “A perda de água tratada está em 3% na nossa área de atuação”, disse. Segundo ele, dos cerca de 2 bilhões de metros cúbicos de água que Israel necessita, a Mekorot produz aproximadamente 1,5 bilhão.
Durante sua passagem por Nova Odessa, o dirigente de Israel visitou também a ETE Quilombo, local responsável por tratar 100% do esgoto doméstico da cidade. O gerente-químico José Hilário Pessoa, da Coden (Companhia de Desenvolvimento de Nova Odessa), responsável pelos serviços de água e esgoto na cidade, acompanhou o colega estrangeiro na visita monitorada.
Alon também conheceu, junto do superintendente do Consimares, Valdemir Ravagnani, um dos pontos de descarte de materiais recicláveis em Nova Odessa, o LEV (Local de Entrega Voluntária), instalado na Praça Central José Gazzetta.