A Secretaria de Saúde da Prefeitura de Americana vai adotar, a partir de segunda-feira (15/1), a distribuição de 100 senhas por dia para a aplicação da vacina contra febre amarela. Sempre no horário das 7h30, as senhas serão entregues somente nas Unidades de Saúde dos bairros São Domingos, São Vito, Jardim Ipiranga, Jardim Brasil e Jardim São Paulo (CAFI), que já fazem a vacinação. A vacina está indicada apenas para as pessoas que irão viajar para áreas de risco e não haverá dose fracionada.
???Atualmente, diante do aumento em busca da vacina, haverá distribuição de 100 senhas individuais por dia e a aplicação da vacina começará após o término da coleta de exames laboratoriais pela unidade???, explicou Simone Maciel, enfermeira da Vigilância Epidemiológica.
Segundo ela, não há evidências de circulação do vírus da febre amarela no município, portanto a vacinação continuará sendo feita apenas para as pessoas que irão viajar para áreas de risco.
Por determinação da Secretaria Estadual de Saúde, em Americana, e outros municípios da região, será mantida a dose completa da vacina. ???Não faremos doses fracionadas, medida adotada em outras cidades, para melhor acondicionamento e conservação dos frascos e da vacina???, esclareceu a enfermeira.
Os locais de distribuição das senhas, a partir das 7h30, e aplicação da vacina contra a febre amarela são:
– Segunda-feira: Unidade de Saúde CAFI do Jardim São Paulo (Rua da Poncianas, n° 900)
– Terça-feira, Unidade de Saúde do São Domingos (Rua Salvador Giordano, nº 320)
– Quarta-feira: Unidade de Saúde do São Vito.(Rua Chucri Zogbi, nº 540)
– Quinta-feira: Unidade de Saúde do Jardim Ipiranga (Rua Itambé, n° 236)
– Sexta-feira: Unidade de Saúde do Jardim Brasil (Rua Benedito Aparecido Bertossi, n° 480).
Em 2017, foi registrado um caso de febre amarela, que evoluiu para o óbito de um morador de Americana, porém a pessoa contraiu a doença em outro município. No ano de 2018, não há nenhum caso confirmado e/ou suspeito da doença.
Além de atender os chamados de possíveis vazamentos, por meio da central de atendimento do DAE, as operações de reparos nas redes de esgoto são executadas também através das manutenções preventivas, que, no dia a dia, a autarquia realiza em diversos bairros da cidade com intuito de manter o bom funcionamento do sistema de esgotamento sanitário no município.