O julgamento de Lula no TRF4 na próxima quarta-feira atrai a atenção do mundo. Neste dia poderá ser início do fim da candidatura do ex-presidente ou o impulsionador nas ruas. Tudo depende do resultado. O mercado financeiro, acostumado a antecipar os principais acontecimentos, já tem certeza da condenação. Entretanto outro fator ainda causa apreensão.
O placar é fundamental para definir os próximos acontecimentos da política do país e consequentemente o futuro econômico. Se Lula for condenado por 3×0 não caberia embargos infringentes, o que praticamente encerraria o processo. Caso o placar seja 2×1, haveria a possibilidade de recurso, o que arrastaria o processo talvez até durante as eleições. Seria uma incógnita se em caso de vitória, Lula poderia assumir ou não.
Especialistas comentam como o mercado enxerga o julgamento de quarta-feira:
???O mercado deve operar estável até quarta-feira a espera da decisão do julgamento. Apesar do otimismo em relação à condenação o momento é de cautela em função da dúvida do placar???, diz Daniela Casabona, Assessora de Investimentos da FB Wealth
???Os atuais patamares da bolsa e dólar revelam que o mercado enxerga a condenação do ex-presidente Lula com o placar de 3×0. Se não fosse assim, os preços atuais seriam outros???, explica Pedro Paulo Silveira, Economista-Chefe da Nova Futura Corretora.
???O mercado entende que uma condenação em segunda instância que não seja por unanimidade pode dar força para a candidatura do ex-presidente Lula???, ressalta Fernando Bergallo, Diretor de Câmbio da FB Capital.