São Paulo (SP) – O impacto das fake news nas eleições, o reflexo da situação no cenário brasileiro e o que empresas e governantes podem fazer para se proteger e diminuir os seus efeitos é o assunto principal do e-book Fake News: o impacto das redes sociais nas eleições, lançado pela Scup, plataforma de monitoramento, atendimento e relacionamento em mídias sociais. O download é gratuito.
Há alguns anos as redes sociais vêm assumindo um papel importante na formação da opinião dos seus usuários. Durante as eleições, elas passaram a ser uma das principais fontes de divulgação de campanhas eleitorais. Com possibilidade de investimentos menores e um grande alcance, os partidos aproveitaram a oportunidade para ganhar mais espaço de divulgação para angariar mais votos.
Desde 2016, no entanto, a confiabilidade das notícias publicadas na rede vem mudando. O crescimento das notícias falsas, ou fake news, como são conhecidas, tem gerado escândalos e preocupações em grandes dimensões, sendo capaz até de influenciar o resultado eleitoral da 58ª eleição presidencial dos Estados Unidos.
Com as eleições no Brasil chegando e a situação política incerta no país, o tema vem preocupando a população que se sente cada vez mais vulnerável em ser influenciado por uma notícia falsa sem saber. Nesse contexto, o e-book é um rico material que traz um histórico das fake news, explica como o escândalo do vazamento de dados da Cambridge Analytica pode impactar o Brasil, as medidas que estão sendo tomadas para conter a disseminação de notícias falsas e apresenta ferramentas de marketing essenciais para empresas e governantes se relacionarem com seu público com mais proximidade e impedir que boatos tomem proporções incontroláveis.
???Cada vez mais, empresas, governantes e formadores de opinião precisam estar preparados para monitorar o que está sendo dito nas redes sociais e conseguir desmentir qualquer notícia falsa que circule, antes que seja tarde demais. Ter proximidade e uma relação de transparência com o público é essencial para combater as fake news e virar uma fonte de referência confiável???, explica Marina dos Anjos, Gerente de Marketing da Scup.
O e-book pode ser acessado gratuitamente aqui.