Os vereadores de Santa Bárbara d’Oeste aprovaram o projeto que estipula o repasse de 10% da receita municipal com multas de trânsito à Guarda Municipal. Os 10% do valor proveniente de arrecadação das multas de trânsito serão  depositados, mensalmente, na conta do fundo que será criado para ampliação das ações de fiscalização e policiamento por parte da Guarda. 
Na justificativa, o autor vereador Dr José (PSDB) expôs que a propositura tem como  objetivo dar maior aperfeiçoamento e eficiência para os efetivos da Guarda Civil Municipal de Santa Bárbara d???Oeste. Ele destacou que  Município tem a responsabilidade pela segurança pública, podendo fazê-lo por meio da Guarda Civil Municipal por expresso dispositivo constitucional que incluiu o órgão na segurança pública.

???As Guardas Civis Municipais têm a função principal de proteger os bens, serviços e instalações, nos termos da lei, cuja função é de extrema relevância, podendo, se solicitado atuar juntamente com órgãos policiais na manutenção da ordem pública junto com a Polícia Federal, Polícia Civil e Polícia Militar, além de outros previstos na própria Constituição Federal e na Lei Federal nº 13022/2014. Contudo, os repasses que vêm sendo disponibilizados a este órgão é insuficiente para atender as necessidades da corporação???, escreveu.