Apesar de apresentar melhora nos índices de satisfação em vários setores, Americana registrou Grau Médio de Satisfação em Qualidade da Água. Levantamento da Indsat mostra que a reprovação do serviço prestado pelo DAE (Departamento de Água e Esgoto) chegou a 29% neste 1º trimestre.
No início do ano passado, quando Omar Najar (MDB) iniciou seu segundo mandato, o índice de satisfação era de 641 pontos. No levantamento seguinte, esse número caiu. Nos 3º e 4º trimestres, o serviço apresentou melhoras, fechando o ano com Alto Grau de Satisfação.
Neste 1º trimestre, porém, a satisfação com a Qualidade da Água piorou e o setor recebeu Grau Médio de Satisfação. Agora, o serviço prestado tem 42% de ???ótimo??? e ???bom???, 29% de ???regular??? e 29% de ???ruim??? e ???péssimo???. O levantamento apontou também que a reprovação é maior no grupo com  Ensino Superior. Entre 16 setores pesquisados, o serviço é o 8º melhor prestado na cidade. 
Impasses na autarquia derrubam o índice de satisfação 
Em março deste ano, o diretor da autarquia admitiu risco de colapso. A autarquia também realizou uma explosão de rochas para a construção da nova captação no Rio Piracicaba em abril. De acordo com a Administração Pública, a captação atual está precária e operando desde 1970.