Postos de combustíveis de Nova Odessa estão vendendo os combustíveis etanol e gasolina a preços em média menores que das cidades vizinhas. O assunto foi notícia na imprensa regional e o Procon local ressalta a concorrência entre os estabelecimentos, citando o trabalho de ‘orientação pedagógica’ feito na época da crise de combustíveis ocorrida durante a recente greve dos caminhoneiros.
Diretor do órgão de defesa do consumidor novaodessense, o advogado José Pereira informa que a Agência Nacional de Petróleo (ANP) faz análise de combustíveis de forma regular na cidade. “Vejo como positiva a concorrência que está ocorrendo nos postos. Isso de certa forma vai compensar o gasto dos consumidores na época da escassez que houve pela paralisação dos caminhoneiros”, afirma o diretor.
“Os preços de combustíveis na cidade têm sido notícia na imprensa regional. ?? reflexo da orientação pedagógica do Procon na época da crise do combustível no país”, defende Pereira. O órgão monitorou e acompanhou de perto os 15 postos de combustíveis da cidade na época, de modo a impedir que ocorressem reajustes nos preços do etanol e da gasolina além do aceitável, ou seja, ‘sem justa causa’.
O diretor do Procon local realizou diligências em todos os estabelecimentos do ramo e informou a população sobre os preços praticados em ‘tempo real’, através das redes sociais. José Pereira também fez contato com os gerentes dos postos novaodessenses, informando a respeito da “legislação do consumidor”, que não permite a adoção repentina de preços ‘abusivos’ e sem motivos plausíveis.
Esta semana foi possível encontrar o litro do etanol até R$ 0,40 mais barato do que postos de Americana. Já a gasolina, encontrada por preço até R$ 0,30 menor. “?? uma maravilha. Resultado da economia, sem a interferência do governo. Assim todos ganham”, ressalta o empresário Arlindo dos Santos Nascimento. “Esperamos que continue. ?? difícil o combustível abaixar assim”, cita a dona de casa Maria Aparecida.
O Procon de Nova Odessa funciona dentro do prédio do Fórum, na Avenida João Pessoa, 1.300, com o telefone 3476-3261 como canal de atendimento, para denúncias e orientações, de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h. Existe também o atendimento pessoal, das 11h às 16h, assim como informações veiculadas no site (http://www.procon.sp.gov.br) e através das redes sociais (Facebook e Twitter).