A prefeitura de Americana emitiu uma nota oficial nesta segunda-feira afirmando que a farmácia do posto de saúde do Jardim Ipiranga estará aberta duas vezes na semana a partir de fevereiro. Ao contrário do que a prefeitura diz, com o fechamento, os usuários estavam sendo orientados a retirar os remédios no Jardim Alvorada e não no centro.
SAIBA MAIS: Farmácia do postinho do Ipiranga fechada
Leia abaixo nota oficial:
Sobre o fechamento da farmácia da Unidade Básica de Saúde do Jardim Ipiranga, medida necessária diante do atual cenário de crise financeira da Prefeitura, a Secretaria de Saúde esclarece o seguinte:
Em encontro promovido por moradores daquele bairro na manhã de hoje (23), ao qual compareceram o secretário de Saúde, Orestes Camargo Neves, e membros do Conselho Municipal de Saúde, foram dadas explicações acerca da decisão da pasta, bem como a maneira de se minimizar os reflexos da medida junto aos moradores da região.
Sabemos das necessidades dos usuários, porém, reafirmamos que a escolha não se deu de forma aleatória, ao contrário, a decisão foi baseada em levantamento quanto à demanda de cada farmácia e, considerando a redução no quadro de funcionários, optamos por desativar aquela que, além de um número pouco expressivo na demanda, dispunha de excelente oferta de transporte público, uma vez que a população deveria se deslocar até a farmácia central para a retirada de medicamentos.
No entanto, considerando o apelo de muitos moradores, inclusive com situações específicas apresentadas durante o encontro, a Secretaria de Saúde se comprometeu a apresentar uma proposta, que seja a mais viável.
Pela proposta, a farmácia permanecerá aberta pelo menos dois dias por semana, a partir de fevereiro. Para tanto, já mobilizamos o setor de assistência farmacêutica, pois será necessário o remanejamento de alguns profissionais, de um quadro que já se encontra bastante defasado, de forma a garantir a entrega de medicamentos sem que a população do Jardim Ipiranga tenha que se deslocar até a região central. Os dias de funcionamento da farmácia serão definidos ainda esta semana pela coordenação da assistência farmacêutica e divulgados à população.
Quanto à farmácia do CAPS Adulto, a unidade permanecerá desativada pelas razões já expostas anteriormente. .
A Secretaria de Saúde reafirma que se mantém aberta ao diálogo com moradores e lideranças, em busca de um consenso.