O vereador Welington Rezende (PRP) protocolou nesta segunda-feira (15) moção de apelo ao prefeito Omar Najar (MDB) solicitando a recontratação dos professores em estágio probatório diante das dispensas frequentes de alunos na rede municipal de ensino em 2019.
Segundo Rezende, os professores em estágio probatório exonerados em 2017 contribuíram de maneira fundamental para a manutenção do quadro de docentes na rede pública. A demissão dos professores, explicou, tem ocasionado dispensas, principalmente nas creches municipais.
“Por mais que a Secretaria de Educação afirmasse que possuía número a contento de professores substitutos para evitar a falta de atendimento aos alunos, temos presenciado em 2019 que tal argumento não se sustenta. O déficit de professores tem deixado uma enorme lacuna”, afirmou na moção.
Na semana passada, cerca de 37 crianças da Casa da Criança Curió, no bairro Antonio Zanaga, e da Creche Urupê, no Profilurb, foram dispensadas.
“Devemos voltar os olhos à realidade dos pais e mães das crianças que vivem apreensivos se conseguirão completar o dia de trabalho, haja vista que diante das dispensas nas unidades escolares precisam sair mais cedo de seus postos de trabalho, correndo o risco de serem demitidos por seus empregadores. Não é uma situação razoável”, afirma.
Rezende citou que embora a Prefeitura tenha buscado uma alternativa para a Educação por meio de um processo seletivo simplificado para a contratação de professores, a medida foi barrada pela Justiça.
“O impasse se arrasta e diante da falta de soluções praticas, Americana não pode se dar ao luxo de esperar. Revogar as demissões é uma saída. Apelo ao prefeito para reconduzir os professores em estágio probatório às suas respectivas funções, melhorando assim o setor mais precioso do município: a Educação”, declarou o parlamentar.