A Frente Parlamentar Mista José Alencar para o Desenvolvimento da Indústria Têxtil e de Confecção foi relançada na manhã desta quarta-feira (8) na Câmara dos Deputados. Ao transmitir sua liderança, o deputado Vanderlei Macris (PSDB-SP) destacou sua continuidade na atuação pelo setor, agora no comando do deputado Marcos Pereira (PRB-SP).
Macris liderou a Frente nos últimos dois anos, mas, desde o início (2008), é membro do grupamento. Em sua fala, destacou o trabalho no Congresso Nacional para a manutenção do setor na desoneração da folha de pagamentos, nos debates pelo aperfeiçoamento do Estatuto Nacional da Micro e Pequena Empresa, da Reforma Tributária e nas articulações com os ministros da Fazenda, da Economia, de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior e de Relações Exteriores. “Foi um orgulho muito grande conduzir, aqui na Câmara Federal, a Frente Parlamentar. Senado e Câmara se juntaram ao longo desses últimos anos e deram a contribuição necessária. Mas temos muito a fazer ainda”, disse.
O parlamentar também considerou o apoio que a frente têxtil tem “dos empresários, dos inovadores e daqueles que acreditaram no Brasil e na potencialidade dessa indústria”. Para Macris, o setor precisa ser sempre considerado pela alta empregabilidade, especialmente no primeiro emprego e na mão de obra feminina.
O presidente da Associação Brasileira da Indústria Têxtil e da Confecção (Abit), Fernando Pimentel, agradeceu o trabalho prestado por Macris. Disse que a indústria têxtil se manterá presente em todos os debates relacionados à pauta econômica do Congresso e que o setor está “pronto para decolar”.