Mais de 1,9 mil pessoas prestigiaram apresentações em quatro dias do Projeto Recitar ??? a palavra em Verso Vivo” de Santa Bárbara d’Oeste. O concurso aconteceu de 6 a 9 deste mês, no Teatro Municipal “Manoel Lyra”, com a participação de 30 grupos, sendo alunos das escolas públicas e particulares dos Ciclos I e II e do Ensino Médio e Técnico e grupos de teatro barbarenses.

Promovida pela Prefeitura de Santa Bárbara d’Oeste em parceria com o Governo do Estado de São Paulo, por meio da Diretoria de Ensino de Americana, a edição 2019 começou, na segunda-feira (6), com os estudantes da Categoria Infantil do CAIC “Irmã Dulce”, CIEP “Angélica Sega Tremocoldi”, CIEP “Dom Eduardo Koaik”, CIEP “Leonel de Moura Brizola”, Colégio Pilares, Emefei “Anália de Lucca Furlan”, Emefei “Profª Maria Augusta Canto Camargo Bilia” e NEI (Núcleo de Educação Integrada).
Na terça-feira (7), foi a vez da Categoria Juvenil, com a participação do Colégio Ethos, Colégio Pilares, CRAS IV ??? Romano, E.E. “Profª Maria Guilhermina Lopes Fagundes”, E.E. “Profª Maria José Margato Brocatto”, E.E. “Profº José Domingues Rodrigues” e NEI. O terceiro dia, quarta (8), do Recitar teve os estudantes do Ensino Médio e Técnico, com Colégio Pilares, E.E. “Comendador Emílio Romi”, E.E. “Profª Benedicta Aranha de Oliveira Lino”, E.E. “Profª Maria Guilhermina Lopes Fagundes”, E.E. “Profª Maria José Margato Brocatto”, E.E. “Profº Ulisses de Oliveira Valente”      , ETEC “Prof. Dr. José Dagnoni” e NEI.

O encerramento na quinta-feira (9), Categoria Grupo de Teatro, contou com a declamação e esquetes dos grupos de teatro de Santa Bárbara. Com profissionalismo, se apresentaram Boca Preta Grupo de Teatro, GAT – Grupo Arabesque de Teatro, GrandPlié Studio de Dança, Grupo de Teatro Mirabolantes, Grupo Lumos de Teatro, Núcleo Artístico Corpus e Teatro da Quebrada.

O secretário de Cultura e Turismo, Evandro Felix, ressaltou que o Recitar é um projeto capaz de estimular a arte por meio do teatro na vida dos jovens. “Durante os quatro dias presenciamos a dedicação dos participantes, com cooperação e trabalho em grupo para que o resultado de meses atingisse o objetivo nas noites de apresentação”, frisou. “Agradeço ao prefeito Denis Andia por acreditar na Cultura como ferramenta transformadora e todos àqueles que se propuseram a levar à arte e a literatura a uma platéia encantada com as peculiaridades da criatividade de alunos das escolas de Santa Bárbara e grupos de teatros em meio à poesia”, complementou.