A Unilever completa 90 anos no Brasil e esse é o melhor momento para renovar o nosso compromisso de tornar a sustentabilidade algo comum. Dez de cada dez lares brasileiros usam nossos produtos. Vendemos nada mais nada menos do que 4.2 bilhões de unidades de produtos por ano só no Brasil, o que significa 12 milhões de produtos por dia, e 8 mil produtos por segundo. Por isso, temos total ciência de nossa responsabilidade e trabalhamos para que o planeta e as pessoas sejam impactados positivamente por meio de nossas marcas e produtos.
Mas não podemos (e nem devemos) caminhar sozinhos. Precisamos de todos os agentes da sociedade para que todos e todas possam colher os benefícios de diversas ações e projetos. E é justamente nesse contexto que a campanha Cada U Faz o Bem ??? em seu segundo ano – estreia por aqui: comemorando 90 anos de Unilever no Brasil e convidando a todos os consumidores e demais agentes da sociedade a participarem de um movimento maior – movimento que visa potencializar o bem que fazemos ??? todos os dias – por meio de “cada U”.
Para a Unilever, propósito não é apenas uma palavra. ?? a lente pela qual enxergamos o mundo, o crescimento do nosso negócio e o bem-estar das pessoas ??? tanto as que trabalham conosco como as que compram nossos produtos. “Queremos que todos façam parte de um projeto de transformação ??? social e ambiental – que começa dentro de casa, do escritório, no cotidiano, na gôndola do supermercado. Como? Mostrando que é possível cada um apoiar as causas em que acreditam de maneira simples e direta. Quando um consumidor escolhe um de nossos produtos, ele não escolhe apenas uma marca Unilever. Ele apoia uma causa”, diz Eduardo Campanella, vice-presidente de Marketing da Unilever Brasil.
O foco da nossa campanha é conscientizar a população a fazer escolhas mais sustentáveis, apresentando impactos e possibilidades de apoio a causas desde a gôndola. Do sabão em pó ao sabonete; dos sorvetes aos molhos ??? cada produto Unilever está diretamente ligado a projetos, desde 2010, que visam melhorar a saúde, a higiene, a nutrição e as condições de vida de milhões de pessoas, enquanto reduz seu impacto ambiental.
AO ESCOLHER ESSAS MARCAS VOC?? APOIA UM PROJETO
Apoiamos mais de 60 projetos socioambientais nas áreas de saúde, higiene e nutrição no Brasil. Entre eles:
Dove ensina meninas sobre autoestima
Lançado em 2004, o projeto Dove pela Autoestima tem ajudado meninas e mulheres a desenvolverem um relacionamento positivo com o próprio corpo, aumentando a autoestima para que possam desenvolver todo o seu potencial.
29 milhões de meninas já receberam suporte e até 2020 nossa meta é atingir 40 milhões de garotas.
Hellmann’s ajuda a diminuir o desperdício de alimentos
No Brasil são descartadas cerca de 41 mil toneladas por dia. 61% dos brasileiros assumem descartar alimentos em perfeito estado.
Para driblar o desperdício, Hellmann’s criou o “restaurante sem comida” – evento onde os clientes levavam sobras da sua própria geladeira, que eram transformadas em pratos novos. A ação foi concebida para sensibilizar a população sobre o problema.
Kibon capacita empreendedores locais
Eu Sou Kibon é um programa de empreendedorismo social para gerar oportunidades de trabalho e auxílio no incremento de renda para pessoas com alta vulnerabilidade social. O programa também ajuda a incrementar o valor econômico e social nas comunidades, melhorando a qualidade de vida das pessoas impactadas no projeto. Já são mais de 6 mil pessoas impactadas e nossa meta é atingir mais de 7.500 até 2020.
OMO contribui para um planeta mais sustentável
Após 24 anos, em março de 2019, a marca reformulou todo seu portfólio e apresentou OMO Lavagem Perfeita – uma evolução do OMO Multiação ???, com um produto superior e que oferece uma série de benefícios sustentáveis. Com essa mudança, OMO se torna a primeira marca de cuidados com a casa a incluir plástico reciclado de forma permanente em todas as suas garrafas da linha e dá continuidade às ações que visam um único objetivo: ser uma marca cada vez mais sustentável e liderar esse movimento dentro da Unilever Brasil e da indústria/categoria.
Como parte da estratégia, OMO aposta em uma campanha de convocação da população que convida as pessoas a reciclarem suas embalagens. A iniciativa conta ainda com um projeto piloto, em parceria com a startup Molécoola, que recompensará o consumidor que levar suas embalagens aos pontos de coleta específicos ??? são pontos que poderão ser trocados por produtos e benefícios.
NOSSOS PRINCIPAIS RESULTADOS
Temos 26 marcas sustentáveis, incluindo Dove, Omo, Hellmann’s e Kibon. Elas cresceram 69% mais rápido que o resto do negócio em comparação a 2017, quando cresceram 46%;
Ajudamos 1,24 bilhões de pessoas a melhorar a própria saúde e higiene por meio dos projetos do nosso plano de sustentabilidade (2010);
De 2008 a 2018, reduzimos globalmente 31% dos resíduos associados ao descarte dos nossos produtos;
No Brasil, desde 2014, toda nossa operação (fábricas, centros de distribuição e escritórios) atingiu a marca “Aterro Zero”.
Mais da metade das nossas matérias-primas agrícolas, como o papel, é obtida de fontes sustentáveis.