A Câmara de Americana entrega hoje o título de cidadão americanense ao presidente da Unimed, Rafael Moliterno Neto. E evento acontece a partir das 19h30, e é aberta ao público.  A homenagem foi foi feita pelo vereador Luciano Corrêa (PSDB) e aprovado por unanimidade em sessão ordinária.
 
BIOGRAFIA  Descendente de italianos e portugueses, o médico otorrinolaringologista, Dr. Rafael Moliterno Neto, nasceu em 4 de abril de 1955, em São Paulo. ?? o primeiro filho do casal Mário Thomaz Moliterno e Maria Augusta Moliterno.
Em 1975, sua aspiração profissional ganhava impulso com o ingresso no curso de medicina da Faculdade de Ciências Médicas de Santos. Em 1982 com o fim da residência e da pós-graduação em Medicina do Trabalho, decidiu exercer suas atividades como médico otorrinolaringologista na cidade de Americana, onde o pai trabalhava como gestor da empresa Santista Têxtil.
Em 1989, depois de sete anos em Americana e já conhecido da classe local, o Dr. Rafael recebeu o convite para dirigir a AMA. Na ocasião, foi eleito com a maioria de votos e lá permaneceu como presidente até 1991, diretor até 1993 e conselheiro até 1995. No mesmo ano veio a proposta de se candidatar em uma das chapas da Unimed local, mas a eleição foi perdida por apenas um voto. O propósito de se tornar presidente seria alcançado somente mais tarde, na eleição de 1994, quando a cooperativa já tinha 199 médicos associados.
No início dos anos 90, chegou à presidência num momento em que se buscava uma gestão mais profissionalizada. Hoje, após seis mandatos, e na quarta gestão como presidente, Rafael comemora os bons resultados conquistados pela Unimed.