Com a superlotação dos meios de transporte público e a possibilidade de viagens baratas e descontos em meios disruptivos, muitas pessoas nas grandes cidades brasileiras estão trocando o ônibus ou metrô lotado, ou ainda, economizando em combustível, para se locomover tanto em aplicativos de transporte – como o Uber, 99 ou Cabify – quanto em de caronas – como o Waze Carpool ou Bla Bla Car.
Observando esse fenômeno que cada vez mais faz parte do cotidiano das metrópoles, a Toluna, empresa líder em insights do consumidor sob demanda, traz um estudo com 760 pessoas sobre os principais meios e as marcas mais lembradas desse segmento de negócio. Entre as informações apuradas, verificou-se que, em geral, as pessoas se sentem satisfeitas com o serviço oferecido pelas opções de transporte via aplicativos: 39% os consideram ótimos, 27% gostam muito, mas não utilizam os apps com frequência e 19% gostam, mas ainda não usaram o serviço. Apenas 14% das pessoas sentem desconfiança ou não gostam de usá-los.
Além disso, a pesquisa também procurou saber quais os aplicativos mais conhecidos, com os respondentes podendo dar mais de uma resposta.
Curtidas e não curtidas
A pesquisa também procurou saber por quais motivos a pessoa utilizaria ou não os aplicativos de carona, e para a maioria (61%) a facilidade de chegar ao destino é a principal razão. Entre os principais argumentos também aparecem os preços mais baixos que outros apps de transporte (56%), facilidade de uso (45%) e não gostar de transporte público (20%).
Já entre os motivos para a não utilização dos apps estão a falta de segurança (65%), preço alto (50%), problemas no aplicativo (26%) e desconforto ao compartilhar veículos com estranhos (20%).