Instrumento de estímulo ao desenvolvimento turístico! Esse é o COMTUR – Conselho Municipal de Turismo da Prefeitura de Sumaré que empossou os novos membros para o biênio 2020/2021. A reunião aconteceu no último dia 8, na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (SEDE), e conforme a Lei 6245, os novos conselheiros – já constituídos – elegeram a direção do órgão: a presidente Edilene Dellacruci, da Agência Focus Viagens & Turismo, representando a sociedade civil; a secretária Executiva, Juliana Paiola, e o secretário Adjunto, Wilson Ap. Pavani. O COMTUR é formado por representantes dos setores público e privado, geralmente ligados ao setor turístico da cidade, e funciona como órgão consultivo e fiscalizador das atividades do segmento no Município. As reuniões acontecerão toda segunda sexta-feira do mês. A próxima está marcada para o dia 13 de dezembro, também na Sede.
Representando o prefeito Luiz Dalben, o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Claudio Padovani, comentou que as ações do poder público municipal com apoio do Conselho vão garantir melhorias no turismo local. ???Nas próximas reuniões vamos discutir e detalhar ações concernentes ao turismo sumareense, e as formas de tornar Sumaré cada vez mais atrativa neste quesito, afinal focaremos no fomento dos pontos turísticos de nossa cidade???, disse.
O prefeito Luiz Dalben fez questão de lembrar que Sumaré oferece vários atrativos turísticos. ???Temos muito a oferecer em Sumaré, e não mediremos esforços para juntamente com o Conselho de Turismo promover o desenvolvimento do setor e tornar nosso Município polo de turismo na Região Metropolitana de Campinas???.
Além de promover e divulgar as atividades ligadas ao turismo sumareense é de atribuição do COMTUR elaborar e aprovar o Calendário Turístico do Município, e monitorar o crescimento do turismo local, a partir da melhoria da prestação dos serviços turísticos oferecidos. Ou seja, atua na execução de diretrizes por meio dos órgãos municipais e dos serviços prestados pela iniciativa privada com o objetivo de prover a infraestrutura adequada ao fortalecimento do turismo em todos os seus segmentos, bem como o avanço da indústria turística.
O novo COMTUR ficou assim constituído: Edilene F. S. Dellacruci e Agnes Agnello (Agência de Viagens), Debora Hamada da Silva (Artesã), Douglas Marcondes (Hotel Jaguary), Odair Silva Santos (Imprensa), Stefany Gonçalves Muniz e Jocasta Nascimento Pereira (Turismólogas), Wilson Ap. Pavani (Guia de Turismo), André Luis Ferraz (Restaurantes); Junio Batista e Ricardo Santos (Secretaria de Cultura), Fabio Gomes (Secretaria de Obras) e Claudio Padovani, Gilberto Bufarah e Juliana Paiola (Secretaria de Desenvolvimento Econômico).