Hábitos sustentáveis nas escolas municipais de Santa Bárbara d’Oeste. Mais de 1,5 mil pessoas, entre alunos, professores e dirigentes, participaram da campanha “Volta às Aulas: seu caderno usado vale desconto!”, da empresa Kalunga. Os participantes descartaram 20 quilos de folhas de caderno usadas neste ano. A ação foi organizada pela Secretaria de Educação de Santa Bárbara d’Oeste, por meio do Núcleo de Educação Ambiental “Fioravante Luiz Angolini” (NEA) e rendeu ao Município nove resmas de folhas novas de sulfite A4 entregues pela parceira para serem utilizadas nas atividades das unidades.
?? o terceiro ano que a Rede Municipal de Ensino participa desta ação que ocorreu entre janeiro e março. Além de promover hábitos sustentáveis, a ação incentiva a redução do desperdício e de recursos naturais utilizados no processo industrial de fabricação do papel e promoção do descarte correto deste resíduo. Vale ressaltar que uma tonelada de papel reciclado poupa cerca de 20 árvores.
A força tarefa reuniu participantes das Emefeis “Anália de Lucca Furlan”, do Cruzeiro do Sul, “Profª Maria Martiniano Gouveia Valente – Dona Bininha”, do Conjunto Roberto Romano, e “Vereador José Luiz Gomes da Silva – Zelo”, do Conjunto dos Trabalhadores, além da “Anna Rosa Tuchaspki” (extensão Anália), no Caiubi. A EMEI “Maria de Lourdes Rodrigues”, do Cruzeiro do Sul, e a Escola Estadual “Profª Gemma Vasconcellos Camargo Capello”, do Parque Olaria também separaram o material.
O NEA, localizado no bairro Caiubi, desenvolve diversas ações de educação ambiental com o objetivo de promover sustentabilidade. Em 2019, o Núcleo envolveu cerca de 20 mil pessoas em diversas atividades como visitação monitorada, oficinas, cursos e campanhas. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (19) 3464.9449.