Em anos eleitorais, muitos se fala em “atrair empresas” para “gerar empregos” nas cidades. Aparentemente faz sentido, pois novas empresas precisam de novos funcionários. O que ninguém se propõem a fazer, no entanto, pode ser muito mais eficaz para obter o resultado desejado.
Precisamos, em primeiríssimo lugar, apoiar os empreendedores locais. Devemos de imediato oferecer as melhores condições possíveis às empresas instaladas na cidade, que têm potencial para aumentar sua produtividade.
A atração de empresas demanda um esforço tremendo para convencer o novo empresário a se instalar em Americana em vez de ir para outra cidade ou estado. Esta argumentação inclui a oferta de benefícios fiscais cada vez maiores para competir com outros municípios. ?? praticamente um leilão: quem dá mais leva o prêmio.
Já o incentivo ao empreendedor instalado na cidade tem outras vantagens. A primeira delas: o empresário local conhece o município e a oferta de profissionais existente. ?? um fator a ser considerado uma vez que o incentivo necessário para ampliar uma linha de produção, por exemplo, pode ser menor e trazer resultados mais rápidos do que aquele capaz de erguer uma empresa “do zero”.
Segundo: todo empreendedor deseja ver seu negócio e sua cidade prósperos. O esforço para vencer a burocracia assegura que o empreendedor acredita em sua ideia, em seu negócio e nas pessoas que caminharão com ele em busca do sucesso profissional.
Terceiro ponto: as administrações têm capacidade de formar profissionais de acordo com a demanda local. Em cidades com tradição têxtil, como é o caso de Americana, é comum a oferta de cursos gratuitos para capacitar trabalhadores.
Os componentes para o crescimento econômico estão disponíveis. ?? preciso uni-los para obter o melhor resultado: a geração de emprego e renda.
Chico Sardelli é empresário e presidente do PV em Americana. Fones (19) 3461-7887 | (19) 3461-3737