A redução na poluição em tempos de pandemia também ajudou a queda na presença de aguapés na represa de Salto Grande em Americana. A foto que ilustra a reportagem foi tirada e enviada pele perfil Americana City no instagram.
Desde o ano passado, os trabalhos de retirada das macrófitas (aguapés) na Represa de Salto Grande têm sido fonte de debate e empenho por parte do prefeito de Americana, Omar Najar; e secretário de Meio Ambiente, Odair Dias.
Em agosto eles anunciaram diversas novidades para a melhoria na represa, incluindo abertura de novas frentes para a remoção das plantas e revitalização na orla da represa.
Para Dias, “os resultados alcançados nos últimos anos na luta pela recuperação da represa têm sido gratificantes. Vemos a população voltando a acreditar que esse local pode ser melhor do que já foi um dia.”
Ele disse que a prefeitura ainda está em tratativas com a CPFL e demais órgãos e municípios envolvidos para que seja possível o deplecionamento (rebaixamento de nível) temporário da represa ainda neste ano. Com isso será possível combater com maior eficiência as plantas aquáticas e a efetuação da limpeza da orla em toda a sua extensão.
“Eu não vou desistir enquanto não vencermos definitivamente essa guerra”, concluiu.