De acordo com um estudo chinês, a Covid-19 pode ser transmitida pelo ar condicionado, sem contato físico. A conclusão é que um ambiente fechado tem pouca ventilação e pouca troca de ar com o ambiente externo, fazendo com que o vírus se concentre no local. Por isso, o ar-condicionado pode ser um vilão no contágio, pois ele “varre” o ar em direção ao interior do ambiente e, consequentemente, transporta o vírus em pequenas partículas. Sem renovação ou com pouca renovação de ar, o ambiente torna-se propício a contaminar quem estiver no local.

A ventilação – janelas abertas – é um jeito simples e barato de fazer o vírus desaparecer do ar, mas como agir em prédios e estabelecimentos sem janelas, como lojas de shopping? Ou em dias de chuva, que as janelas não podem ficar abertas?

Em 15 de maio o professor Antônio Luis de Campos Mariani (Poli-USP) publicou um vídeo sobre o tema, propondo adequações nos sistemas de ventilação para reduzir a propagação de microorganismos presentes no ar.

A Kemp – empresa de gerenciamento de obras e projetos especializada em varejo – está acompanhando a discussão do tema e praticando algumas soluções, como a possibilidade de acrescentar mais ar externo, distribuir melhor esse ar externo aos splits residenciais e comerciais de forma que ele possa ser diluído igualmente entre todos os equipamentos de ar condicionado.

Com a possibilidade de reabertura dos shoppings em SP – maior capital do Brasil e com maior número de infectados – a partir de 01/06, a discussão e viabilização das adequações se torna urgente.

Sobre a KEMP
A Kemp é uma empresa de projetos e gerenciamento de obras fundada há 10 anos por Rogério Moraes e Barbara Kemp. Sediada em São Paulo, com aproximadamente 150 funcionários, atua em todas as regiões do país, oferecendo soluções personalizadas para cada tipo de empresa, independentemente de porte ou localização. Entre os serviços e soluções disponíveis estão estudos de viabilidade técnica e legal, concepção, desenvolvimento e execução de projetos de arquitetura e complementares, aprovações legais, gerenciamento de obras e processos de rollout. Atualmente, a empresa tem em seu portfólio clientes como Santander, O Boticário, Renner, QuikSilver, C&A, Burger King, Carrefour, Claro, Leroy Merlin, TIM e Walmart.