A Secretaria de Meio Ambiente de Americana, em parceria com a empresa Ecoeletrônicos (responsável pela coleta e destinação adequada de equipamentos eletrônicos em Americana), deve lançar ainda no primeiro semestre de 2013 um projeto de inclusão digital. A ação, de acordo com os diretores da empresa, Vanderlei Nardi e Ademir Martins, consiste na oferta de cursos básicos de informática a jovens e adultos que, por algum motivo, não tiveram oportunidade de adquirir conhecimento em computação.

Os equipamentos serão doados por uma indústria da cidade e deverão passar por uma avaliação da Ecoeletrônicos para que possam, enfim, serem disponibilizados para o curso. Os diretores adiantam também que já há o interesse de uma escola de informática em participar do projeto, oferecendo professores gratuitamente. O secretário de Meio Ambiente, Odair Dias (PV), disse que a iniciativa da empresa é nobre e que esta pode ser uma ótima oportunidade para quem precisa entrar ou voltar ao mercado de trabalho. ???Além do conhecimento propriamente dito, o curso de informática pode proporcionar um novo emprego???.

Em breve, representantes das secretarias de Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico, da Ecoeletrônicos e de outras empresas que farão parte deste projeto deverão avançar nas tratativas.