Órgão de Defesa do Consumidor, o Procon Sumaré realizou 769 atendimentos ao longo de 2020. A área de telefonia liderou o número de consultas e reclamações, com 145 solicitações – 74 referentes à telefonia celular, que aparece no topo da lista. Na sequência, estão os bancos comerciais (67 atendimentos), financeiras (42) e cartão de crédito (34).

Vinculado à Secretaria Municipal de Controle Interno e Transparência, a unidade do Procon Sumaré está localizada na Rua Antônio Pereira de Camargo, nº 300, na região central da cidade. Funciona de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas. Por conta da pandemia do coronavírus, a preferência é que a população procure os serviços de forma remota, por meio do telefone (19) 3873-1071, do Aplicativo 156, ou pelo site da Prefeitura de Sumaré (sumare.atende.net). As reclamações também podem ser encaminhadas por meio do site da Fundação Procon SP (www.procon.sp.gov.br), clicando no botão “Faça sua Reclamação”.

Para utilizar o Aplicativo 156 Prefeitura de Sumaré, o munícipe deve baixar o programa que está disponível para celulares com sistema Android (Google Play, distribuidor de aplicativos, no Play Store). O 156 é o canal direto da Prefeitura para que o cidadão usuário dos serviços públicos municipais possa fazer o registro da sua manifestação. Por meio dele são recebidas sugestões, reclamações, denúncias e elogios.

“A pandemia da Covid-19 impactou diretamente todas as formas de relação de consumo. O Procon Sumaré vem trabalhando, apoiado nas leis, para orientar os consumidores nas situações de conflitos, acreditando sempre que a busca de acordos entre as partes é a ação mais saudável para todos”, lembrou o prefeito Luiz Dalben.