As redes sociais “denunciam” inúmeros estabelecimentos que estão descumprindo as regras da Fase Amarela do Plano SP. Após as casas noturnas, principalmente de Americana e Santa Bárbara, divulgarem suas festas nas redes sociais e realizá-las mesmo durante a proibição, até que a polícia militar e guarda municipal ‘fecharam’ alguns eventos, diversas academias seguem descumprindo o decreto.

Na Fase Amarela, as aulas em grupo – aulas de “sala” – estão proibidas, mas mesmo assim os estabelecimentos continuam divulgando o cronograma, realizando as aulas e até postando fotos em seus perfis nas redes.

A assessoria da prefeitura de Americana afirmou que o setor responsável só está fiscalizando mediante reclamações e denúncias. Veja a nota:

“As academias precisam cumprir o que está determinado pelo Plano São Paulo, que é capacidade de 40%, horário reduzido para 10 horas diárias, podendo ser das 6h às 22h no máximo, sendo que as aulas precisam ser agendadas previamente e está proibida aula em grupo.
 
Ocorre que a fiscalização nas academias está sendo feita conforme reclamações que chegam ao setor, visto que a fiscalização abrange todos os ramos da atividade econômica num contexto que vai além das ações específicas da Covid-19. Por enquanto, no setor não há nenhuma reclamação referente à academia.”