A pandemia trouxe uma nova realidade em diversos setores da sociedade. Na Educação, os alunos ficaram impedidos do convívio social por segurança e passaram a conviver mais em casa com os pais ou responsáveis e a ter acesso à aprendizagem por meio de notebooks, tabletes ou celulares. Os problemas emocionais para vivenciar esta rotina são foco de diversas discussões. “E a saúde mental dos pais; quem se preocupa?”.

Com este tema o Setor de Psicologia da Secretaria de Educação de Santa Bárbara d´Oeste iniciou nesta semana momentos de reflexão e apoio para melhorar a convivência familiar. As primeiras reuniões on-line contaram com a participação de grupos de pais de alunos do 1º e 2º ano do CIEP “Profª Therezinha de Castro Pacheco Sbravatti”, do Jardim Europa, nesta segunda-feira (8). Na próxima semana as reuniões são com os responsáveis pelos alunos de 4º e 5º ano. O projeto segue cronograma com diversas unidades escolares mediante solicitação da equipe gestora e o objetivo é, assim que possível, realizar os encontros de maneira presencial.

A Rede Municipal de Ensino atende mais de 15 mil alunos, da creche ao EJA (Educação de Jovens e Adultos). A primeira etapa do retorno das aulas presenciais foi iniciada no dia 25 de fevereiro, com alunos do Maternal III, Jardim II, 5º ano e EJA, de maneira escalonada. Os profissionais de Educação passaram por capacitação com a Vigilância Sanitária e as unidades escolares receberam adequações e equipamentos para cumprir os protocolos de segurança.