(Reuters) – O faturamento do mercado de consoles de videogames no Brasil cresceu 43% em 2012 na comparação anual, movimentando cerca de 1 bilhão de reais, de acordo com dados da empresa de pesquisa GfK divulgados ontem (21). 
O avanço aconteceu apesar do brasileiro pagar caro pelos aparelhos – cerca de 917 reais por console, bem cima, por exemplo, do valor médio na Alemanha, de 530 reais, segundo a GfK.
Já o segmento de jogos movimentou 629 milhões de reais no ano passado, alta de 72% sobre 2011, atribuída pela GfK à “migração de muitos consumidores para o mercado formal”.
O preço dos jogos foi de, em média, 103 reais no país, em linha com a média mundial, segundo a GfK. Na Alemanha esse valor é equivalente a 93 reais e na França, a 104 reais.
“Em 2012, a ‘nova’ geração de consoles – PS3, Xbox, Wii – tomou conta do mercado”, afirmou a GfK em comunicado. “O preço médio não caiu, já que o consumidor migrou para essa ‘nova’ geração e investiu em jogos e acessórios, especialmente os que permitem ficar de pé e movimentar o corpo”.