A Secretaria de Saúde da Prefeitura de Nova Odessa passa nesta quarta-feira (28/07) a vacinar também moradores de 28 e 29 anos com ou sem comorbidades contra a Covid-19. A medida foi anunciada na terça-feira pela Vigilância Sanitária Municipal. Os novos grupos etários devem comparecer no Ginásio do Jardim Santa Rosa sempre conforme o mês de nascimento – ou seja, nesta quarta-feira, o atendimento é para os nascidos nos meses de julho e agosto.

Também na terça-feira, a equipe que atua no Ginásio de Esportes do Jardim Santa Rosa aplicou mais 363 doses dos imunizantes contra o novo coronavírus. A cidade alcançou assim a marca de 40.713 vacinas aplicadas até agora. Foram mais 300 primeiras doses (das vacinas que exigem reforço), totalizando 30.977 aplicadas – o equivalente a 50,82% da população total de Nova Odessa.

Também foram aplicadas mais 63 segundas doses e doses únicas. Na soma, Nova Odessa chegou assim na terça-feira a 9.736 moradores já com esquema vacinal completo, o que equivalente a 15,97% da população da cidade – estimada pelo IBGE em 60.956 habitantes. Os números são muito semelhantes às médias estaduais e nacionais da campanha.

A imunidade só é atingida, dentro dos percentuais de eficácia apontados pelas fabricantes, cerca de três semanas após a dose de reforço. E mesmo após este período, toda a população deve continuar obedecendo às regras sanitárias de enfrentamento à pandemia, que incluem o uso de máscaras e de álcool a 70% e o distanciamento social, evitando-se aglomerações a todo custo.

CAMPANHA CONTINUA

A campanha de imunização contra o novo coronavírus continua diariamente em Nova Odessa, agora para moradores de 28 anos ou mais, com ou sem comorbidades. As senhas correspondentes ao total de doses disponíveis para o dia são distribuídas geralmente de manhã, a partir das 8h. Eventualmente, pode haver distribuição de senhas também à tarde, a partir das 13h – dependendo sempre da disponibilidade de doses.

O atendimento diário, de segunda a sexta-feira, continua obedecendo ao calendário pelo mês de nascimento da pessoa. Funciona assim: quem nasceu em janeiro, fevereiro ou março será vacinado sempre às segundas-feiras; quem nasceu em abril, maio e junho às terças; os nascidos em julho e agosto às quartas; os de setembro e outubro às quintas; e nascidos em novembro e dezembro, às sextas-feiras. (O sistema só não vale nos eventuais mutirões de sábado.)

Quem não puder comparecer ou não conseguir senha deve retornar no mesmo dia da semana seguinte ou, se houver, nos mutirões de sábado – que são realizados sempre que há vacinas disponíveis ao Município.

A equipe da Saúde reforça sempre o pedido para que todos que serão vacinados, de todos os grupos, em qualquer dia, façam antes o pré-cadastro no site https://portal.vacinaja.sp.gov.br/covid-19%20vaccine/. Apesar de não ser obrigatório, o pré-cadastro agiliza o atendimento da pessoa no Ginásio, reduzindo o tempo de espera de todos.

Todos os interessados na vacina, independente do grupo ou faixa etária, devem levar RG e CPF (ou CNH) e comprovante de endereço recente em Nova Odessa. O ginásio fica na Rua João Bassora, nº 500, com portas abertas de segunda a sexta-feira das 8h às 11h45 e das 13h às 15h45 (ou até acabarem as senhas correspondentes às doses disponíveis no dia).

As pessoas aptas a se imunizarem contra a Covid-19 estão sendo convidadas pelo Fundo Social de Solidariedade de Nova Odessa a doarem, opcionalmente, no ato da vacinação, alimentos não perecíveis. A iniciativa faz parte da campanha “Vacina Contra a Fome”, do Governo do Estado de São Paulo, e as arrecadações serão revertidas às famílias em situação de vulnerabilidade do município.

O novo hotsite com todas as informações locais sobre a pandemia de Covid-19 e a vacinação está disponível em www.novaodessa.sp.gov.br/coronavirus/.