A edição deste ano da Black Friday, ocorrida na última sexta (26/11) já tem sido classificada como um dos maiores eventos em audiência e adesão dos consumidores desde o seu lançamento no País. Segundo levantamento da Conversion, agência de Search Engine Optimization (SEO), as visitas nas principais lojas virtuais cresceram 42,24% na semana da Black Friday em comparação com os sete dias anteriores.
O levantamento foi feito com base no tráfego dos principais sites de e-commerce no Brasil, por meio da ferramenta de análise SimilarWeb. O período analisado foi dos dias 20/11 até 26/11, comparados aos sete dias imediatamente anteriores.
De acordo com a análise da Conversion, o grande volume de audiência na Black Friday deste ano reflete, na verdade, um movimento de alta do comércio eletrônico brasileiro nos últimos meses em meio à pandemia.
Somente no mês de outubro, o Relatório Setores do E-commerce, elaborado periodicamente pela Conversion, os principais sites brasileiros de comercialização de produtos e serviços receberam um total 1,69 bilhões de acessos, um aumento de 1,58% em relação ao mês anterior.
Tais resultados, segundo análise da Conversion, refutam a tese de que o crescimento do varejo virtual seria afetado pela retomada gradual do comércio presencial no Brasil.
“O comércio eletrônico vive um momento de grande amadurecimento, impulsionado sobretudo pela necessidade de atender as demandas e exigências dos consumidores durante a pandemia e o isolamento social”, comenta Diego Ivo, CEO da Conversion.