A vereadora Nathália Camargo (Avante) protocolou na secretaria da Câmara Municipal de Americana um requerimento em que solicita informações do Poder Executivo sobre o reaproveitamento das águas pluviais e das águas de reuso pela administração pública.
No documento, a parlamentar destaca que a cada dia o reaproveitamento das águas se torna urgente na busca pela redução de custos e da sustentabilidade ambiental. Nathália cita ainda levantamento da Organização das Nações Unidas (ONU) segundo o qual até 2050 o número de habitantes no mundo, que hoje é em torno de 7,8 bilhões de pessoas, deve chegar aos 10 bilhões, estimando-se que o consumo de água no planeta deve aumentar entre 20% e 30%.
“As ações de captação, armazenamento, tratamento e posterior uso das águas pluviais em atividades cotidianas também garantem economia financeira e poupam o meio ambiente. Assim como a água de reuso, que é todo tipo de resíduo líquido gerado em residências, comércios, fábricas, na pecuária ou no agronegócio que é submetido a formas seguras de tratamento para ser reaproveitado em atividades que dispensam o uso de água potável”, comenta a autora.
No requerimento, Nathália questiona se a prefeitura adota política de incentivo ao reaproveitamento das águas pluviais e das águas residuais. Pergunta também se possui algum reservatório ou faz captação das águas pluviais com esse objetivo. Por fim, questiona ainda se o Poder Executivo possui programa para reaproveitamento da água de reuso em suas dependências.
O requerimento será discutido e votado pelos vereadores em Plenário na primeira sessão ordinária de 2022, que acontece em 20 de janeiro.