As escolas da rede municipal de ensino de Americana já contam com 85 novos professores, e a Secretaria de Educação publicou nesta quinta-feira (12) a quarta convocação dos candidatos aprovados no processo seletivo simplificado para a contratação de temporários. A lista está disponível no Diário Oficial do município, acessível pelo link www.americana.sp.gov.br.
Nesta quinta-feira (12), foram convocados 51 aprovados para o cargo de Professor Educação Básica 1 – Ensino Fundamental, que devem comparecer na sede da secretaria na próxima segunda-feira (15), às 8h30, para manifestarem o interesse na contratação. O não comparecimento na data e hora definidos implicará na desistência do candidato e a vaga será repassada ao candidato seguinte.
Os professores temporários irão substituir os profissionais efetivos e suprir vacâncias, licenças, afastamentos e ausências, até a realização de concurso público para a contratação de professores – o que deve ocorrer ainda neste ano. Também há previsão de contratação de psicólogos e assistentes sociais para atuarem nas escolas, igualmente por meio de concurso público.
“Estamos focados em promover as melhorias necessárias para qualificar ainda mais o ensino em Americana. Esta semana, definimos a contratação de psicólogos e assistentes sociais por meio de concurso público, para atuarem nas escolas. A Educação muda vidas e reescreve histórias e por meio dela estamos construindo o futuro para Americana”, declarou o prefeito Chico Sardelli.
A Secretaria de Educação de Americana está localizada à Rua dos Professores, 40, no Centro.
NOVOS PROFISSIONAIS
Até o momento, a Secretaria de Educação convocou profissionais aprovados para os cargos de Professor de Educação Básica 2 – Ensino Fundamental – Ciências Físicas e Biológicas, Professor de Creche – Educação Infantil e Professor de Educação Básica 1 – Educação Infantil. Depois de manifestado o interesse na vaga e da atribuição das aulas nas escolas escolhidas, dentro da demanda existente, os candidatos realizam o exame médico admissional, declarando a aptidão para exercer o cargo.
“Hoje contamos com 85 professores temporários na rede e na segunda-feira, dia 16, começam mais 24 professoras, totalizando 99 educadores. Gradualmente, os novos profissionais estão sendo integrados à rotina da rede municipal de educação, reforçando o quadro e qualificando ainda mais o ensino em Americana”, afirmou o secretário de Educação, Vinicius Ghizini.
Na Casa da Criança Tahira, duas professoras temporárias passaram a atender em sala de aula após a realização do processo seletivo. A diretora Sandra Juliato enumerou os benefícios trazidos pelas profissionais. “Elas ficam o dia todo e isso só nos auxilia porque, se alguém falta ou se o professor em sala precisa de apoio, elas nos ajudam em tudo. Temos uma na creche e uma na EMEI. Se elas estão substituindo, as professoras da sala sempre deixam um planejamento no dia em que precisarão faltar para ir uma consulta médica, por exemplo”, explicou Sandra.