Em palestra a estudantes em Brasília, o presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Joaquim Barbosa, disse que os partidos no Brasil são ???de mentirinha???, provocando fortes reações no Legislativo.
No início da noite, o presidente da Câmara reagiu. Por meio da assessoria, Henrique Eduardo Alves disse que a declaração foi desrespeitosa e que não contribui para a harmonia constitucional.

Em uma palestra para estudantes em uma faculdade de Brasília, Joaquim Barbosa criticou o sistema político brasileiro. O ministro fazia uma análise sobre o sistema presidencialista, a divisão entre os Poderes e o modelo eleitoral.

???Temos partidos ???de mentirinha???. Nós não nos identificamos com partidos que nos representam no Congresso. Tampouco esses partidos e seus lideres têm interesse em ter consistência programática ou ideológica. Querem o poder pelo poder???, afirmou.

Além dos partidos, o presidente do Supremo criticou o que considera submissão do Congresso ao Executivo. ???O Congresso é inteiramente dominado pelo Poder Executivo. As maiorias, as lideranças do Executivo que opera, fazem com que a deliberação prioritária do Congresso Nacional seja sobre matérias do interesse do Executivo???, disse.