A CPFL Paulista, por meio do Programa de Eficiência Energética da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), investiu R$ 1,3 milhão em projeto de modernização de equipamentos do Departamento de Água e Esgoto (DAE) de Santa Bárbara d’Oeste.

O projeto, que foi proposto e aprovado na Chamada Pública em 2021, iniciou em fevereiro de 2022 e terá sua implementação concluída neste mês. A ação contará com a substituição de dois motores elétricos por equipamentos mais eficientes, gerando economia de 899,00MWh/ano e redução de demanda de energia nos horários de pico.

“É com satisfação que realizamos, em Santa Bárbara d´Oeste a modernização no departamento de tratamento de água e esgoto que atende o município, substituindo equipamentos que aumentarão a qualidade e eficiência a esse serviço essencial, além de diminuir o gasto com consumo de energia”, comenta Walter Barbosa Júnior, gerente de Eficiência Energética da CPFL.

O projeto foi um dos 46 selecionados em 2021 pela CPFL Energia na Chamada Pública de Projetos (CPP). As ações foram executadas ao longo deste ano e tiveram investimento total de R$ 36,5 milhões. Em 2023, outros 47 projetos, aprovados na CPP de 2022, serão executados nas áreas de concessão da CPFL, em São Paulo e no Rio Grande do Sul.

 

 

Sobre a CPFL Energia. A CPFL Energia atua no setor elétrico nos segmentos de distribuição, geração, transmissão, comercialização e serviços. O Grupo faz parte da State Grid, estatal chinesa que é a segunda maior organização empresarial do mundo e a maior empresa de energia elétrica, atendendo 88% do território chinês. Em 2022 a companhia completou 110 anos mostrando que está pronta para os desafios do futuro.

Focada em uma forma mais sustentável de produzir energia, tem na CPFL Renováveis uma das maiores empresas de geração da América Latina a partir de fontes alternativas, com um portfólio baseado em fontes limpas como grandes hidrelétricas, usinas eólicas, térmicas a biomassa, Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCH) e usina solar. Em geração, é a terceira maior agente privada do País, com capacidade instalada de 4.303 MW.

Com 14% de participação, a CPFL Energia é uma das maiores empresas no mercado de distribuição, totalizando mais de 10 milhões de clientes em 687 cidades, entre os estados de São Paulo, Rio Grande do Sul, Minas Gerais e Paraná. Na comercialização, é uma das líderes no mercado livre, com participação de mercado de 4%. É líder na comercialização de energia incentivada para clientes livres entre as comercializadoras.

A CPFL Energia possui ações listadas no Novo Mercado da B3. O Grupo também ocupa posição de destaque em arte e cultura, entre os maiores investidores brasileiros, por meio do Instituto CPFL.