8M esta semana.

A vereadora Professora Juliana (PT) protocolou na secretaria da Câmara Municipal de Americana sete moções de congratulação às ex-vereadoras do legislativo americanense pela representatividade feminina na política e reconhecimento de serviços prestados ao município. Essa semana se comemora o dia internacional da Mulher (8M).

 

No documento, a parlamentar lembra que o direito de votar e de ser votada pelas mulheres foi concedido somente em 1932 e que, ao longo da história, a trajetória feminina vem sendo marcada por diversas imposições de desigualdade, exclusão e dominações nas relações.

8M Juliana propõe homenagem a ex-vereadoras

8M Juliana propõe homenagem a ex-vereadoras

“Foram 291 parlamentares eleitos em Americana e que passaram pela casa legislativa após a redemocratização. Somente nove foram mulheres. A defesa da igualdade de gênero é necessária para discutir criações de estratégias e políticas públicas que impactem na reparação dos efeitos da misoginia e do machismo sobre a vida das mulheres”, destaca a autora.

Sumaré cria o Dia Marielle Franco contra o genocídio

As moções são destinadas às ex-vereadoras da Câmara Municipal de Americana:  Faustina de Almeida Chiaravalotti (suplente na 2ª legislatura, de 1952 a 1955, falecida em 1964); Maria Inês da Silva e Maria Solange Ferreira Xavier (falecida em 2017), vereadoras titulares na 11ª legislatura, de 1993 a 1996; Maria de Lourdes Salvador dos Santos Ginetti, vereadora da 14ª legislatura, de 2005 a 2008; Divina Bertalia, vereadora da 15ª legislatura, de 2009 a 2012; Judith Batista de Souza (falecida em 2019) e Maria Giovana Luchiari Pisoni Duarte Fortunato, vereadoras da legislatura, de 2017 a 2020. As moções às ex-vereadoras já falecidas serão encaminhadas aos familiares.

 

As moções serão discutidas e votadas pelos vereadores em plenário, durante a sessão ordinária da próxima terça-feira (7).

Siga o Novo Momento no Instagram @novomomento