Dois dos times com mais torcedores no México e no Brasil, o América e o Corinthians
foram posicionados em fevereiro como os clubes de futebol que mais geraram buzz durante o mês, de acordo com uma análise da YouGov, multinacional especializada em pesquisa de mercado on-line. O indicador que foi utilizado o SportIndex e mostrou que as organizações se apresentam como as mais destacadas no Índice Buzz entre 1 e 28 de fevereiro, em comparação com suas classificações de 1 a 31 de janeiro deste ano.
O indicador Buzz da SportIndex rastreou quantos consumidores ouviram falar dos maiores clubes e eventos esportivos dos seus países em notícias, propagandas ou de amigos e familiares. “Vale notar que tanto o América quanto o Corinthians, além de mostrarem os aumentos mais substanciais no buzz entre janeiro e fevereiro em seus respectivos mercados, foram também os times com as mais altas classificações finais dentre todas as equipes analisadas”, comenta David Eastman, diretor-geral da YouGov América Latina.
No Brasil, o Corinthians alcançou uma melhora substancial na sua pontuação média de 9,9 pontos no buzz, passando de uma classificação de 23,1 em janeiro para um escore de 33 em fevereiro. E o que tudo indica é que a popularidade do Corinthians no país foi impulsionada, em grande parte, pelo desempenho da sua divisão feminina, que se consagrou campeã da Supercopa 2023 em meados de fevereiro, após vencer o Flamengo.
Essa vitória para o time feminino do Corinthians é uma tripla vitória, pois além de vencer o Rubro-Negro, também fecharam um lucrativo contrato de patrocínio, e venceu oficialmente o time masculino em números de títulos da Supercopa que cada divisão acumula.
Corinthians da vexame no Paulistão
Ao lado do Corinthians, os times Fortaleza, Palmeiras e Atlético Paranaense foram os que mais cresceram no buzz entre janeiro e fevereiro do ano passado. Particularmente notável é o caso do Bangu, a quinta maior melhoria do mês no Brasil, que fechou janeiro com uma classificação negativa e conseguiu entrar em território positivo em fevereiro.
No México, o América melhorou a sua pontuação média de buzz de 8,3 em janeiro para 20,3 em todo o mês de fevereiro, um aumento de 12 pontos. Isto se dá às suas vitórias em meio ao torneio Clausura 2023 da Liga MX, no qual em 5 de março havia acumulado apenas uma partida perdida, e especialmente, com uma série de vitórias no Estádio Azteca, sob a nova gerência de Fernando Ortiz, que quase acumulava um ano sem uma única derrota em casa até o final de fevereiro.
Já os clubes Pachuca, Monterrey e Santos Laguna também se destacaram durante fevereiro, com avanços em suas métricas Buzz de 9,3, 4,6 e 2,6 pontos. O desempenho mais notável, além do América, foi o do Puebla, que terminou janeiro com uma classificação negativa e conseguiu voltar ao território positivo durante fevereiro.
Sobre a YouGov
A YouGov é uma multinacional de origem britânica, pioneira em pesquisa de mercado on-line e ferramentas que integram o planejamento e o monitoramento de dados, garantindo informações mais precisas e ágeis de serem acionadas por seus clientes. Presente em cerca de 70 países nas Américas, Europa, Oriente Médio, Ásia, Ásia-Pacífico e África, a empresa possui uma das maiores redes de pesquisa do mundo. São mais de 22 milhões de membros registrados em seu painel. Com dados acumulados ao longo de 20 anos de operação, a YouGov utiliza os chamados “dados vivos” – informações do consumidor continuamente atualizadas, precisas e acionáveis. A missão da empresa é oferecer uma visão incomparável sobre o que o mundo pensa, com soluções inovadoras que ajudam as marcas, proprietários de mídia e agências mais reconhecidas internacionalmente a planejar, ativar e acompanhar melhor suas atividades de marketing. Os dados da YouGov são regularmente referenciados pela imprensa global, sendo a segunda fonte de pesquisa de mercado mais citada no mundo.
Siga o Novo Momento no Instagram @novomomento