Para incentivar a doação de sangue, tem início nesta terça feira a Campanha Bombeiro Sangue Bom no Banco de Sangue do Hospital Municipal Dr. Waldemar Tebaldi. A campanha é uma iniciativa do Comando do Corpo de Bombeiros de Americana em parceria com o Banco de Sangue. A ação acontece até o dia 31 de julho.De acordo com a médica responsável pelo Banco de Sangue, Fernanda Orsi, no inverno as doações chegam a cair 30%. ???O Banco de Sangue é um posto permanente de doação e independente da campanha, precisa diariamente de doadores. As pessoas interessadas podem comparecer ao local, com documento que contenha foto, de segunda a sexta-feira, das 8 às 11h30???, explicou. A doação de sangue não acarreta qualquer risco ao doador. O voluntário passa por uma triagem antes da doação.Para doar é necessário, além de apresentar documento com foto, ter peso acima de 50 Kg, idade entre 18 e 67 anos, podem ser aceitos candidatos com idade de 16 e 17 anos, desde que tenha o consentimento formal do responsável legal. O Banco de Sangue fornece algumas recomendações ao doador. Não é necessário ir em jejum, é preciso fazer um repouso mínimo de 6 horas na noite anterior a doação, não ingerir bebidas alcoólicas nas 12 horas anteriores, evitar fumar por pelo menos 4 horas antes da doação e evitar alimentos gordurosos nas 3 horas antecedentes a doação.O Banco de Sangue do Hospital Municipal funciona de segunda a sexta-feira, das 8 às 11h30. O endereço é Rua Ana Almeida Pioli ??? Jardim Nossa Senhora de Fátima, ao lado da obra do novo Hospital Municipal.
SB: Em Santa Bárbara d???Oeste as doações acontecem nesta terça feira no Lions Clube das 9 às 12 horas. O Lions está localizado na Rua dos Antúrios, 96, Vila Dulce. Após a doação, cada participante receberá uma camiseta, mediante apresentação do comprovante de doação.
Bombeiro Sangue Bom
O projeto teve início em 2004, no Estado de São Paulo, quando os bombeiros tiveram apenas um dia para realizar a doação. Como muitos não podiam deixar os postos de trabalho, apenas quem estava de folga conseguiu doar. Em função disso, a organização repensou a campanha e, em 2005, estendeu o período para um mês. Julho foi escolhido porque é mês de férias e durante o inverno as doações caem 30%. ?? ainda o mês de comemorações da categoria. No ato da doação os doadores recebem um comprovante que dá direito a uma camiseta da campanha, que deve ser retirada na sede do Corpo de Bombeiros.