Sumaré troca o desfile em homenagem ao Dia da Pátria deste ano por um ato cívico a partir das 7h30 na Praça das Bandeiras, na região central da cidade. Sem dizer os motivos que levaram à decisão, a assessoria de imprensa informou que “a solenidade de celebração do 7 de setembro, data que marca a Independência do Brasil, ocorrerá normalmente no município”.
No ano passado, 15 mil pessoas acompanharam as apresentações na Avenida Rebouças – na oportunidade, 3 mil pessoas desfilaram. Para este ano, a Prefeitura informou que “mais de 500 pessoas participarão de toda esta estrutura, fora a presença de toda a população que tradicionalmente comparece aos eventos cívicos e serão convidadas por meio da imprensa regional, semanário oficial e folhetos que serão distribuídos na cidade”.
Especula-se que a decisão possa ter sido tomada por dois motivos: economia e a possível manifestação que deve acontecer na cidade no dia 7 de Setembro. O “Maior Protesto da História do Brasil #OperacaoSeteDeSetembro”, está sendo organizado via redes sociais em diversas cidades do país. O motivo, no entanto, não foi revelado pela assessoria de Cristina Carrara (PSDB).
PROGRAMA????O – O ato cívico terá o hasteamento das bandeiras nacional e estaduais e a execução dos hinos nacional e municipal. A Banda Sinfônica Municipal ???Dorival Gomes Barroca??? participará da solenidade que contará com representantes das escolas e entidades municipais, Polícia Militar, Guarda Municipal, Bombeiros e outras autoridades.
A Fanfarra da Terceira Idade e também as fanfarras do Instituto de Promoção do Menor e das escolas municipais Antonio Palioto e José de Anchieta farão apresentações percorrendo o entorno da Praça das Bandeiras. Também participarão os grupos de Escoteiros Yanomami e Quilombo.