Merenda Escolar com novidade- Durante o último mês de fevereiro, na volta às aulas para o ano letivo 2025, os alunos da Rede Municipal de Educação mantida pela Prefeitura de Nova Odessa tiveram uma surpresa no cardápio: em decorrência da safra e da aquisição do produto diretamente da Agricultura Familiar, o Setor de Alimentação Escolar serviu milho.
O produto chegou aos pratos das crianças de diversas formas, inclusive como o tradicional milho cozido, sempre em complemento ao cardápio diário.
Segundo a nutricionista responsável pelo Setor de Alimentação Escolar, Juliana Pissaia Savitsky, foram adquiridos pela Prefeitura um total de 3.000 quilos do alimento in natura. Os pratos foram oferecidos para todos os alunos da Rede Municipal com idades a partir de 1 ano – totalizado cerca de 4,5 mil crianças.
Merenda nova aprovada
“As crianças adoraram. Em todas as nossas unidades (creches, pré-escolas e escolas de Ensino Fundamental – Anos Iniciais), o milho teve ótima aceitação, e será servido de forma integral ou como ingrediente enquanto os fornecedores da Agricultura Familiar que abastecem o Município estiverem em safra, produzindo milho verde”, afirmou a doutora em Nutrição e professora universitária.
Leia + sobre comida, bebida e receitas
Segundo ela, a equipe da cozinha de cada unidade pode escolher a melhor forma de servir o produto – cozido na espiga, refogado, como creme de milho ou até mesmo como ingrediente principal de bolos.
“O milho foi servido para alunos a partir de um ano e foi muito bem aceito. Durante o período que durar a safra iremos manter o mesmo no cardápio. Além de oferecer um alimento muito nutritivo e que as crianças adoram, é uma forma de beneficiarmos os pequenos produtores rurais da nossa região”, acrescentou o secretário municipal de Educação de Nova Odessa, Assis das Neves Grillo.
O milho não é o primeiro alimento saudável em Nova Odessa apresenta aos alunos da Rede Municipal nos últimos 4 anos. Neste período, já foram trabalhados itens como abobrinha, cenoura e espinafre – todos com excelentes resultados e ampla aceitação por parte das crianças.
O Setor tem cerca de 190 profissionais, que atende diariamente a mais de 5.400 alunos da Rede Municipal. O Município atende ainda, com merenda escolar, as ONGs Apae, Casa Abrigo Casulo e SOS (Serviço de Orientação e Solidariedade a “guardinha” da cidade). Diariamente, são servidas cerca de 13.600 refeições, incluindo 3.800 desjejuns, 3.800 almoços, 3.800 jantares e 2.200 lanches para os alunos de período integral. Todos os alunos recebem diariamente todas as refeições previstas no PNAE.
+ NOTÍCIAS NO GRUPO NM DO WHATSAPP