De 7 a 25 de abril, a Biblioteca Pública Municipal “Professora Jandyra Basseto Pântano” recebe a exposição “Máscaras”, uma mostra cultural produzida por estudantes do 6º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Professor Florestan Fernandes, sob orientação da professora Sergiana Polizelli.
+ NOTÍCIAS NO GRUPO NM DO WHATSAPP
A exibição reúne cerca de 35 peças confeccionadas pelos estudantes, que exploraram a riqueza simbólica das máscaras africanas e suas conexões históricas. A entrada é gratuita. A Biblioteca Municipal fica na Praça Comendador Müller, 172, Centro.
A proposta surgiu após estudos sobre a origem e o significado das máscaras em diferentes culturas, desde a Grécia Antiga (século IV a.C.), onde eram usadas em tragédias e comédias, até manifestações contemporâneas, como o teatro Nô japonês e a Dança dos Mascarados em Mato Grosso.
Ao estudar a cultura africana, os estudantes descobriram outras funções das máscaras, para além da arte: são elementos sagrados, vinculados a rituais e crenças de povos como os Dogon, do Mali e Burkina Faso.
Sob orientação da professora, eles se inspiraram também em artistas como Romuald Hazoumé e Calixte Dakpogan, que transformam materiais reciclados em obras de arte. Utilizando papelão, tintas e adereços, os estudantes criaram suas próprias máscaras, batizando cada uma com nomes de origem afro e seus significados e vão expô-las na biblioteca.
“A exposição é um convite à reflexão sobre o legado cultural africano e uma oportunidade para o público apreciar a criatividade dos estudantes de nossa rede, por isso convido a todos a prestigiá-la e apreciar nossa Biblioteca, que em 2025 completa 70 anos de atividade”, declarou o secretário de Educação e de Cultura e Turismo, Vinicius Ghizini.
SERVIÇO
Exposição “Máscaras”
📅 Data: 7 a 25 de abril (segunda a sexta-feira)
🕗 Horário: 9h às 17h
📍 Local: Biblioteca Pública Municipal (Praça Comendador Müller, 172, Centro)
Entrada gratuita
Leia + sobre Famosos, artes e música