Médicos se mobilizam por saúde e meio ambiente em ano da COP 30
Leia+ Sobre saúde aqui no NMomento
A iniciativa busca sensibilizar médicos e demais profissionais de saúde para a gravidade da crise climática e seus impactos diretos na saúde da população. Além disso, o encontro pretende estimular o engajamento da classe médica na promoção de um meio ambiente mais saudável e sustentável.
O aquecimento global e as mudanças climáticas são uma preocupante realidade, que afeta a saúde individual e coletiva de todos, causando o agravamento de doenças e mortes.
Os impactos na saúde envolvem os desastres naturais, as doenças relacionadas ao calor, as doenças infecciosas, a poluição e a qualidade do ar, a poluição dos oceanos pelos microplásticos, a poluição ambiental por resíduos sólidos, a segurança alimentar, a qualidade e escassez da água e a saúde mental.
“O evento acontece em um ano especialmente simbólico: a realização da COP 30, em novembro, no Pará. O país assume um papel de protagonismo global”, afirma Antonio José Gonçalves, presidente da Associação Paulista de Medicina.
Com uma programação voltada à interseção entre saúde pública, meio ambiente e mudanças climáticas, o fórum deve reunir especialistas de diferentes áreas para discutir soluções, boas práticas e o papel estratégico dos profissionais da saúde diante da emergência climática.

Médicos pelo Meio Ambiente e pelo Clima
23 de Agosto (Sábado)
Das 8h às 12h30
Av. Brigadeiro Luís Antônio, 278 – Bela Vista. São Paulo/SP
+ NOTÍCIAS NO GRUPO NM DO WHATSAPP