Ações de combate à dengue seguem em Americana mesmo após queda de casos
Leia Mais notícias da cidade e região
Apesar da queda no número de casos de dengue, as ações de combate ao mosquito Aedes aegypti seguem em andamento nas ruas de Americana, com visitas casa a casa, vistorias em pontos estratégicos e ações educativas em eventos e instituições. O trabalho faz parte da campanha “Todos contra a Dengue – Para não deixar água parada, tem que se mexer!”, da Secretaria Municipal de Saúde, que conta com uma série de ações preventivas desde o início do ano.
Entre os meses de janeiro e agosto deste ano, os agentes do Programa Municipal de Controle da Dengue (PMCD) realizaram 149.191 visitas domiciliares de rotina em diversos bairros e regiões do município, com orientações aos moradores sobre os potenciais criadouros do mosquito e os cuidados necessários para evitar a sua proliferação.
“Mesmo com a redução no número de casos, não podemos baixar a guarda. A dengue é uma doença séria e o mosquito continua presente no nosso dia a dia. Por isso, seguimos intensificando as ações, orientando a população e atuando em diferentes frentes para que Americana esteja cada vez mais protegida”, disse o secretário de Saúde, Danilo Carvalho Oliveira.
Trabalho
O trabalho segue intensificado também na fiscalização de locais com maior risco de proliferação do mosquito. De janeiro a agosto, as equipes realizaram 924 visitas em Pontos Estratégicos, como borracharias, ferros-velhos, floriculturas e comércios de reciclagem, além de 24 visitas em Imóveis Especiais, que compreendem escolas, hospitais, postos de saúde e indústrias.
“A atuação da vigilância vai além de uma fiscalização pontual. Nosso objetivo é criar um ambiente seguro, no qual potenciais riscos sejam identificados e tratados antes que se transformem em problemas maiores. Essa atenção permanente é o que faz a diferença no controle da dengue”, destacou o diretor da Unidade de Vigilância em Saúde (Uvisa), Antônio Donizetti Borges.
Além das ações de fiscalização, outra frente de trabalho é a área de educação em saúde. Até o mês de agosto, foram promovidas 72 atividades de conscientização em escolas, praças, feiras, igrejas e outras instituições e eventos. Nessas ocasiões, agentes distribuíram folhetos informativos e usaram maquetes e microscópios para mostrar as fases do mosquito, impactando cerca de 19,5 mil pessoas.
“A informação correta é um dos pilares no combate à dengue. O trabalho das equipes precisa caminhar junto com a participação da comunidade, que tem papel decisivo ao adotar cuidados simples no dia a dia. Quando poder público e população atuam lado a lado, os resultados se tornam muito mais eficazes”, ressaltou o coordenador da Vigilância Ambiental, Antônio Jorge da Silva Gomes.
8.971 casos e 29 óbitos
De acordo com boletim atualizado nesta terça-feira (9) pela Vigilância Epidemiológica, Americana soma 8.971 casos confirmados de dengue e 29 óbitos relacionados à doença em 2025. No momento, não há óbitos em investigação.
“Os números mostram que a dengue continua sendo um desafio importante, apesar da queda nos índices. Monitorar a evolução dos casos nos permite agir de forma rápida e eficiente, mas é indispensável que cada pessoa faça a sua parte. Com atenção, informação e responsabilidade compartilhada, conseguimos proteger toda a comunidade”, acrescentou a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Carla Brito.
Todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) contam com testes rápidos para dengue, aplicados conforme critérios técnicos. A vacinação contra a doença segue disponível para crianças e adolescentes de 10 a 14 anos em todas as UBSs, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h – nas unidades da Praia Azul e São Vito, o horário de atendimento vai até as 20h.
Campanha
A campanha “Todos Contra a Dengue – Para não deixar água parada, tem que se mexer!” conta com o apoio das secretarias de Meio Ambiente, Educação, Habitação e Desenvolvimento Urbano, Assistência Social e Direitos Humanos, Planejamento, Comunicação e Tecnologia da Informação, Obras e Serviços Urbanos, além da ACIA (Associação Comercial e Industrial de Americana), Diretoria Regional de Ensino, Defesa Civil, DAE (Departamento de Água e Esgoto) e CPFL Paulista.
Mais informações sobre a campanha, a doença e os potenciais criadouros do mosquito estão disponíveis no site da Prefeitura: www.americana.sp.gov.br.
+ NOTÍCIAS NO GRUPO NM DO WHATSAPP