O mês de dezembro é sinônimo de lojas cheias, filas nos caixas, pacotes coloridos e muita correria atrás do melhor presente. Nesta época, para fazer uma boa compra é necessário muita atenção, pois nem todas as ofertas representam ganhos de custo e benefício para o consumidor. Por esse motivo, a Prefeitura Municipal de Americana, por meio da Secretaria de Cidadania e Movimentos Sociais, através da Unidade de Defesa do Consumidor, o PROCON, traz opções de presentes e dá dicas de como comprar sem tem problemas futuros.
Dicas de presentes
Perfumes e cosméticos: a rotulagem desses produtos deve constar o número de registro no órgão competente, prazo de validade, composição, volume/quantidade, armazenamento, modo de uso, dados sobre o fabricante ou importador e, em alguns casos, precauções e cuidados no manuseio.
Roupas e acessórios: a etiqueta de identificação é muito importante e obrigatória para todos os itens deste segmento. Nela o consumidor pode conferir informações necessárias, dados do fabricante ou importador, país de origem, tamanho, cuidados com a conservação e composição e informações sobre as fibras do produto.
Eletrodoméstico e eletroeletrônicos: solicite uma demonstração do funcionamento do produto na loja e teste todas as funções. Leve em conta a rede de assistência técnica. Observe a voltagem e dê preferência aos produtos mais econômicos indicados pelo selo PROCEL.
Brinquedos: tenha cuidado especial. ?? necessário o símbolo de identificação do Inmetro. Além disso, o consumidor deve ficar atento à faixa etária para a qual o brinquedo é destinado, retire o brinquedo da embalagem antes de entregá-lo para a criança, tenha muito cuidado com os sacos plásticos, se o brinquedo for à pilha ou bateria verifique se esta está incluída para não frustrar a criança.
Celular: o aparelho deve ser sempre adquirido em lojas autorizadas, estar lacrado e dentro da embalagem original deve haver a relação de rede autorizada para assistência técnica, manual de instrução e o termo de garantia contratual.
Computadores e notebooks: é aconselhável estar informado sobre as marcas, modelos, componentes e programas utilizados. ?? importante avaliar o uso que será dado à máquina, pois muitas vezes os recursos dos modelos mais avançados e caros não são necessários ao uso informal/doméstico que será dado ao produto.
Vale-presente: ?? importante definir com o lojista, e anotar na nota fiscal, de que forma será restituída eventual diferença de valores entre o vale-presente e a efetiva aquisição do produto. Defina e registre, por escrito, em que consiste o vale-presente, tipo de artigo, tamanho, cor, marca, se existe um prazo para usá-lo e, quando for o caso, se ele tem validade em todas as lojas da rede.