A prefeita de Sumaré, Cristina Carrara (PSDB), reforçou pessoalmente ao ministro da Saúde, Alexandre Padilha (PT), nesta quarta-feira, 18 de dezembro, dois pedidos para melhorar o atendimento de Urgência e Emergência da população da cidade que depende do Sistema ??nico de Saúde. Eles se encontraram no Hospital e Maternidade Celso Pierro, da PUC (Pontifícia Universidade Católica) de Campinas.

O primeiro deles é para a urgente liberação de recursos federais para a construção de uma nova UPA (Unidade de Pronto Atendimento) na Região do Matão. Esta solicitação já tramita internamente no Ministério. O próprio ministro havia prometido os recursos para a cidade em julho de 2012.

O segundo pedido reforçado é para a urgente ???habilitação e qualificação??? da UPA do Jardim Macarenko junto ao SUS, permitindo que a cidade passe a receber o repasse de recursos de custeio da unidade, via ???Tabela SUS???. Desde que foi inaugurada, em julho de 2012, a UPA do Macarenko é integralmente custeada pelos cofres municipais.

O ministro se comprometeu a analisar as reivindicações e pendências de Sumaré e demais cidades da região e a informar o posicionamento do Ministério em cada caso até 31 de dezembro.