A Associação Barco Escola da Natureza promoveu ontem (23) sua quinta edição da Barqueata Pró-Represa, para celebrar o Dia Mundial da Água – 22 de março – em Americana. Os participantes navegaram pelo Reservatório Salto Grande coletando os resíduos sólidos que encontraram na água e seu entorno, com o objetivo de sensibilizar a opinião pública sobre o atual estado de degradação ambiental em que se encontra a represa e, ao mesmo tempo, cobrar das autoridades ações que promovam a recuperação do corpo hídrico.
Quem estava sem barco teve a oportunidade de navegar com a chalana do Barco Escola, onde eram ministradas palestras sobre a realidade do manancial. O evento ainda contou com doações de mudas de árvores e exposição ecológica da Polícia Militar Ambiental de Americana.
???Essa barqueata superou nossas expectativas, principalmente no que diz respeito à participação do público. Todos que estiveram conosco estavam realmente preocupados com a degradação do reservatório e se uniram por um bem maior, que é a recuperação desse ecossistema. Pudemos desmistificar a situação de escassez vivenciada em nossa bacia no início deste ano, aclarando as consequências da má gestão do Sistema Cantareira, além de coletar resíduos encontrados no corpo hídrico e suas margens, provenientes de poluição difusa. Esperamos que a cada nova ação a população se mostre mais engajada na luta pela recuperação da represa???, afirma o diretor do Barco Escola, José Roberto Basso.

A Associação Barco Escola da Natureza é uma Oscip (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público) nascida em 2000, e que tem como objetivo promover a educação ambiental e colaborar com a conservação do meio ambiente, em especial do Reservatório Salto Grande. A sede da entidade está localizada na Avenida José Ferreira Coelho, 815, Praia dos Namorados, Americana.