A Ford inaugurou nesta quarta-feira (9) sua nova fábrica de motores em Camaçari, na Bahia. O local será responsável pela produção de um novo motor 1.0, três cilindros, que equipará a nova geração do Ka. Ambas versões de carroceria, hatch e sedã, chegam ao mercado simultaneamente no segundo semestre, em meados de agosto. Segundo a Ford, seu novo motor gera 85 cv a 6.500 rpm e torque de 10,70 kgfm a 4.500 rpm com etanol, e potência de 80 cv a 6.500 rpm e torque de 10,19 kgfm a 4.500 rpm com gasolina. Desta forma, o motor da Ford é mais potente que o três cilindros do VW up!, que entrega 75 cv quando abastecido com gasolina e 82 cv com etanol. Já o propulsor da Hyundai HB20, também com três cilindros, desenvolve 80 cv com etanol e 75 cv com gasolina. Motor 1.0 3C Duplo Comando Flex Derivado do motor 1.0 EcoBoost, trata-se do primeiro três cilindros com duplo comando variável de válvulas fabricado no Brasil. Naturalmente aspirado, traz a tecnologia TiVCT que varia tanto o comando de admissão como o de escapamento de maneira independente. Isto contribui para aumentar o torque tanto em baixa rotação como em regime intermediário e na faixa de potência máxima. Também conta a tecnologia Ford Easy Start para partida a frio, dispensando o uso de reservatório auxiliar de gasolina. Diferente do motor três cilindros da VW, a Ford optou por um bloco de ferro fundido, com cabeçote em alumínio. Segundo a marca, esta solução permite menor afastamento dos cilindros, maior curso do pistão, melhor absorção de vibrações e ruídos, além de diminuir o excesso de combustível na partida fria. Com apenas 28,63 cm de comprimento, o bloco de ferro fundido também contribui para o motor atingir mais rápido a temperatura de operação ideal. O seu projeto inclui a aplicação de materiais de baixo atrito no virabrequim, pistões, tuchos e anéis.