A prefeita de Sumaré, Cristina Carrara, assinou na tarde desta segunda-feira, dia 8 de setembro, o contrato para execução do novo Plano de Circulação de Trânsito da cidade, no qual a Prefeitura vai investir R$ 318 mil. O contrato foi assinado também por representantes do Instituto de Mobilidade Sustentável Ruaviva, vencedor de um processo licitatório e responsável pela execução do projeto. O plano é um estudo de toda a malha viária municipal, com o intuito de identificar deficiências e apontar melhorias na Mobilidade Urbana em geral. Também foi assinada a Ordem de Serviço para que a empresa de início ao trabalho já nos próximos dias.
Participaram os secretários municipais de Mobilidade Urbana e Rural e de Planejamento, José Carlos Alves, e de Finanças e Orçamento, Hamilton Lorençatto.
Com previsão de duração de seis meses, o Plano fará um estudo dos semáforos e radares, sinalização vertical (placas) e horizontal (pinturas de solo), lombadas e valetas, mãos de direção e rotatórias ??? enfim, todos os itens que envolvem a locomoção de motoristas e pedestres ???, visando identificar se estes equipamentos estão em locais corretos e se há necessidade de adequação, implantação ou retirada de algum item.
A primeira parte do Plano vai se concentrar na pesquisa de volume de trânsito, recolhendo dados sobre quantidades e tipos de veículos que trafegam em cada via, bem como a identificação dos horários de pico em cada ponto.