Para o Natal 2014, os brasileiros irão fazer compras modestas para presentear os familiares. As ditas ???lembranças??? serão o grande filão e os comerciantes não devem esperar vendas altas neste ano.

Apesar de uma alta nas vendas no varejo em agosto – conforme divulgado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) – depois de quedas nos meses de junho e julho, o órgão não acredita que as vendas irão melhorar nos próximos meses. Já no setor específico do varejo de alimentos, como todos os anos, haverá um incremento de vendas de produtos típicos de festas.
Ainda assim, de acordo com o Sincovaga (Sindicato do Comércio Varejista de Gêneros Alimentícios de São Paulo), carnes especiais como peru, tender e lombo, panetones, bolos de Natal e bebidas terão vendas também modestas em relação aos anos anteriores. Produtos importados, como nozes e frutas, perderam atrativo por causa da alta do dólar.
Para Bruno Dixini Carvalho, presidente da Rede Giroforte, com sede em Três Pontas, sul de Minas Gerais, para que as vendas no fim de ano sejam satisfatórias é fundamental criar estratégias de marketing.
???Nós já iremos colocar em todas as nossas 14 lojas uma promoção de Natal para atrair e fidelizar o consumidor. A cada R$ 50 em compra, o cliente recebe uma raspadinha e ainda participa de um grande sorteio final. Serão no total mais de 4.400 prêmios, quase 300 por loja associada???, comenta Carvalho.